O encontro, que é gratuito, faz parte dos Meetups organizados pela Vertical Iot da ACATE
Inteligência Artificial ou AI – Artificial Inteligence em inglês, é um assunto que vem sendo muito discutido atualmente, principalmente, a sua utilização e aplicação para deixar as cidades mais inteligentes. Para discutir esse tema, Renan Antoniolli, executivo comercial de Soluções & Projetos da Intelbras, empresa 100% brasileira, irá palestrar nesta terça-feira, dia 12, na ACATE Florianópolis (SC). O encontro, que é gratuito e faz parte dos Meetups 2019, abordará a AI sobre duas perspectivas: Inteligência Artificial aplicada à Smart Cities e a sua aplicação ligada à IoT (Internet das coisas).
“Estou muito animado por palestrar sobre um assunto tão importante e atual. Os Meetups da ACATE são palestras rápidas, com duração de 20 minutos, e terei a oportunidade de falar um pouco da importância da tecnologia para as smart cities, principalmente sobre Big Data. Hoje em dia, 80% dos dados, como placas de carro, reconhecimento facial, etc, são provenientes de vídeos. O grande desafio aqui é como transformar toda essa avalanche de dados em informação útil, que pode ser utilizada pelos órgãos públicos para melhora, por exemplo, da segurança pública e mobilidade urbana”, afirma Antoniolli.
O conceito de smart city ganhou atenção nos últimos anos por conta do aumento da urbanização global – em 2014, o equivalente a 54% da população mundial vivia em cidades, com tendência a crescer 1,84% por ano até 2020 – o que cria demanda por serviços mais eficientes. Em uma pesquisa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) detalhou que o uso das tecnologias da informação e comunicação – parte integrante das smart cities e indústria 4.0 – pode melhorar a entrega de serviços públicos e os resultados das políticas públicas em áreas como segurança, mobilidade, melhor uso de recursos e desenvolvimento sustentável.
A Intelbras está intensificando sua parceria com a ACATE. Executivos da empresa, como Renan, estão planejando participação em outros Meetups, que discutirão temas atuais e de grande importância para o estado de Santa Catarina e para o País. “Inovação faz parte do DNA da Intelbras. Investimos 6% do nosso futuramente em pesquisa e desenvolvimento, portanto desenvolvemos produtos e soluções de alta qualidade e ótimo custo benefício que são ideais para smart cities. Sendo assim, é muito gratificante fazer parte de iniciativas tão importante como os Meetups da ACATE”, finaliza Antoniolli.
Serviço
Meetup
Data: 12/03
Hora: 18h
Local: ACATE – Downtown: Rua Felipe Schmidt, Florianópolis/Santa Catarina
Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/meetup-iot__465107Dou palestras
Sobre a ACATE
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) atua, desde 1986, em prol do desenvolvimento do setor de tecnologia do Estado de Santa Catarina. Ao longo da sua atuação, a ACATE se consolidou como uma das principais interlocutoras das empresas catarinenses de tecnologia junto aos poderes públicos municipais, estaduais e federal, além de outras entidades representativas e instituições do setor tecnológico, não apenas em Santa Catarina, mas no Brasil.
Com sede em Florianópolis, a ACATE reúne associados presentes em todas as regiões do Estado. Os empreendimentos associados à ACATE são especializados no desenvolvimento e comercialização de hardware, software e serviços para diversas áreas.