São Paulo, 07 de junho de 2006 – Namorar, namorar e namorar, é apenas isso que passa pela cabeça dos casais apaixonados que investem em um relacionamento. Passar a maior parte do tempo juntos é o desejo de todos que muitas vezes esquecem de se cuidar e chegam a abandonar a prática de atividades físicas. Alguns caem no sedentarismo, esquecendo-se de que para uma relação dar certo, ambos precisam ter saúde e principalmente viver com qualidade. Os exercícios físicos podem apimentar um relacionamento, mas de que forma?
Teresinha Isobe, profissional de educação física e diretora de conteúdo da Fitness Brasil, explica que atividades físicas são capazes de unir os casais e fazer com que passem mais tempo juntos. “Com o tempo o relacionamento pode cair na rotina. Freqüentar a academia juntos ou buscar uma atividade que agrade os dois podem trazer muitos benefícios para a saúde, como enrijecimento dos músculos, melhor condicionamento e até melhorar a respiração” , explica.
Segundo Teresinha algumas modalidades oferecem ao casal a possibilidade de se exercitar e ainda se divertir. “Yoga, dança de salão e até massagem estimulam a união da dupla, fazendo com que além de relaxar, possam também utilizar a técnica para melhorar a relação a dois, apimentando o namoro ou o casamento”, diz. Casais sedentários engordam com mais facilidade e muitos chegam a perder o interesse pelo parceiro. “Ser saudável e praticar exercícios faz bem para a pele, para o corpo e, principalmente para a mente”.
A yoga, por exemplo, é uma modalidade que possui inúmeras variações, mas todas buscam objetivos comuns que são o relaxamento e a energia. “A prática, quando realizada pelo casal, ativa a cumplicidade, o toque e a paixão, excelentes ingredientes que inovam e reacendem a chama do amor. Apesar de passarem boa parte da vida juntos e de terem intimidade, alguns casais têm dificuldade de se tocar. “O toque proporciona uma troca de energia e quebra de tabus”, afirma Teresinha.
Já a dança de salão permite que o casal aprenda a dançar junto e pode estimular a dupla a não passar a maior parte do tempo em casa e sair um pouco do dia-a-dia, arriscando até a freqüentar boates e bares para treinar os novos passos e ainda gastar energia dançando. “A dança tem a capacidade de unir pessoas. Por meio dela, os casais podem perceber suas limitações e desenvolver o respeito e o incentivo pelo outro. Além disso, estimula os casais a saírem mais de casa, e não ficarem presos a rotina”, afirma. Os casais que dançam também têm como benefício a interação do ritmo corporal, aumento da flexibilidade e, alívio de estresse.
Outra sugestão é a massagem que proporciona relaxamento e pode se tornar uma fórmula mágica para animar qualquer relacionamento. “Assim como a yoga, a base dessa prática é o toque. Ela desperta o conhecimento do corpo um do outro. Aliada a massagem, o casal pode usar a aromoterapia, pois algumas fragrâncias são estimulantes”, explica. Vale lembrar que para que a massagem alcance os efeitos desejados é necessário praticá-la com amor e carinho.
Atividades ao ar livre também são bem-vindas. “Aproveitar o tempo livre para caminhar no parque ou na praia, batendo um bom papo, nadar juntos na piscina do clube ou do prédio e até mesmo andar de bicicleta em dupla pode fazer milagres no dia-a-dia do casal. As atividades esportivas aproximam as pessoas. Para quem não tem dinheiro disponível para investir em uma academia, exercitar-se ao ar livre é uma excelente opção”, explica.
Com todas essas dicas, vale a pena aproveitar o momento para repensar as atitudes e investir na renovação do relacionamento, com mais qualidade. E qualidade de vida!
Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 16 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos maiores e mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.