Entre as tecnologias estão mecanismos que possibilitam o desenvolvimento customizado de soluções de IoT, soluções que usam Inteligência artificial para garantir a qualidade do ar interno e plataforma de embalagens inteligentes para o setor automotivo
O evento conta com trocas de experiências e a geração de novos negócios, reunindo todo o ecossistema de inovação brasileiro como investidores, pesquisadores, corporações e academia, além de autoridades governamentais. Promovido pelo Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, com o apoio da FAPESP, CAPES e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, destacará ainda novidades de setores como, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Medicina e Saúde, Tecnologia da Informação e Biotecnologia, para mostrar tecnologias inéditas em desenvolvimento na Incubadora.
“Apesar de o setor estar crescendo, ainda há muito trabalho a ser feito até sua a consolidação no País e o Cietec está organizando esforços para beneficiar esse ecossistema”, afirma Sérgio Risola, diretor-executivo do Cietec, a respeito da crescente demanda por soluções para o setor de Indústria 4.0.
Veja os destaques das tecnologias voltadas para a área da Indústria 4.0 que serão apresentadas no evento:
- DEV Tecnologia
A DEV Tecnologia, startup da Incubadora USP/IPEN-Cietec, traz ao mercado brasileiro o R&D Process Outsourcing para serviço de terceirização de processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para empresas que querem lançar soluções próprias de IoT (Internet das Coisas) e Indústria 4.0. O modelo possibilita o desenvolvimento customizado de soluções de IoT, ou seja, construir dispositivos conectados e softwares de acordo com a aplicação desejada para composição do portfólio da empresa. Com isso, é possível que o cliente ofereça uma inovação exclusiva no seu mercado.

Além disso, o serviço facilita a entrada de empresas no mercado de indústria 4.0, já que a startup oferece laboratório de IoT de nível internacional, além de linha de prototipagem in-house. Dessa forma, é possível ter inovações sem o custo e tempo para criar toda a equipe e infraestrutura necessária.
- Omni-Electronica
A Omni-Electronica, startup da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN-Cietec, desenvolveu a tecnologia SPIRI, um novo conceito de rede de sensores sem fio que realizam um raio-X da qualidade do ar interno e, com técnicas de controle sob demanda, podem reduzir os custos de energia elétrica do sistema de condicionamento do ar.

O SPIRI fornece dados, relatórios, alertas e visualizações personalizáveis capazes de monitorar a salubridade do ambiente, melhorar a produtividade e a qualidade de vida, além de monitorar normas e padrões de condições de trabalho, por meio de uma rede de sensores Mesh Low Power, com alcance de até 100 metros entre cada ponto de monitoramento e consumo ultrabaixo.
- Reciclapac
Para resolver o problema de gestão de embalagens e racks de transporte do setor automotivo, a Reciclapac, startup da Incubadora USP/IPEN-Cietec e uma das pioneiras no desenvolvimento de negócios voltados à indústria 4.0 no Brasil, criou uma solução de embalagens e de logística inteligentes para gestão de ativos industriais.

Trata-se de uma plataforma de Internet das Coisas (IoT), em nuvem, que, a partir de um dispositivo eletrônico instalado nas embalagens, emite um sinal de longa distância, que é captado por uma rede de antenas de conectividade das coisas, para o sistema da Reciclapac que conecta as embalagens à toda cadeia logística, entre montadoras, fornecedores e operadores logísticos. Por meio dessa conexão, é possível obter informações como: localização, temperatura, umidade, se o rack se moveu ou não, se a linha de produção pode ter impactos, entre outros.
Serviço:
III Expocietec
Data: 27 e 28 de novembro de 2018
Horário: das 9h às 18h
Local: Investe SP – Av. Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo, SP
Inscrições: www.expocietec2018.com.br