Especialista da AVG já havia alertado sobre a importância de sites seguros
São Paulo, janeiro de 2011 – A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança, já havia alertado os usuários sobre a importância de uma navegação segura e, recentemente, um post oficial da equipe do Facebook no blog do site anunciou que nas próximas semanas passará a oferecer conexão segura a seus mais de 600 milhões de usuários.
Em um post recente em seu blog, Karel Obluk, responsável pelo desenvolvimento estratégico e técnico da linha de produtos AVG, alertou para a falta de segurança no Facebook. Para ilustrar na prática, o especialista citou o caso da Agência governamental de Internet da Tunísia, que estava capturando senhas de acessos nas redes sociais.
As reclamações sobre a falta de segurança em alguns tipos de conexão cresceram muito há alguns meses, depois que um programador desenvolveu um plugin para o navegador Firefox chamado Firesheep. Ele permitia a qualquer pessoa roubar senhas de acesso de outros usuários do Facebook em uma rede Wi-Fi pública, a partir de pontos de acesso encontrados em cafés e aeroportos, por exemplo.
O Facebook passa a oferecer este novo recurso de segurança aos usuários por meio do protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure). O protocolo de segurança SSL (Secure Sockets Layer) combinado com o protocolo padrão da Web, HTTP, tornando o site seguro.
Nos próximos dias a novidade estará disponível para poucos usuários, começando pelos EUA com expansão gradual para outros países. Quem já tem o recurso disponível verá uma tela com a opção “Secure Browsing (https)” logo no alto. O uso deste novo protocolo poderá deixar a navegação mais lenta, por isso a mudança deve ser decidida pelo usuário e poderá ser habilitada na página Configurações de Conta.
“É importante que esta rede social tenha dado um importante passo, oferecendo segurança aos seus usuários. Um site seguro faz toda a diferença”, comentou Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil.
A AVG reconhece a importância que as redes sociais podem trazer para a vida dos internautas. Assim, Mariano Sumrell tem algumas recomendações sobre a melhor forma de se proteger:
• Certifique-se que você pratica uma navegação segura. O AVG LinkScanner é uma ferramenta web gratuita que pode identificar as ameaças em tempo real e permite saber se uma página ou um link está contaminado antes de clicar.
• Quando um site pede para instalar um visualizador para assistir a um vídeo, algo provavelmente não está certo. Evite fazer downloads oferecidos por esses endereços e prefira acessar o site oficial do aplicativo e baixá-lo por lá
• Verifique se o seu antivírus está atualizado. Se você não tem software desse tipo, você pode baixar o AVG Free aqui.
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati