Servidores DNS de computadores infectados pelo vírus DNSChanger serão desligados pelo FBI no dia 9 de julho. Saiba se seu computador está livre deste apagão
São Paulo, julho de 2012 – Na próxima segunda-feira, dia 09/07, o FBI vai desligar servidores que disponibilizam o serviço DNS para computadores infectados pelo malware DNSChanger, que atualmente atinge mais de 100 países, incluindo meio milhão de PCs nos Estados Unidos e seis mil no Brasil (fonte: Olhar Digital). Para saber o que isso significa, primeiramente é preciso entender o que é DNS e como o DNSChanger atua.
De acordo com Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG, o DNS, do inglês Domain Name System, é um serviço internet que converte nomes amigáveis em endereços numéricos usados pelos computadores e roteadores para se comunicarem. Assim é possível usar, por exemplo, o nome www.avgbrasil.com.br ao invés do endereço 201.49.222.153 para acessar o site do AVG Brasil. Para isso, existe uma série de servidores DNS no mundo que prestam esse serviço.
O DNSChanger é um malware que redireciona as requisições DNS para servidores falsos fazendo com que as vítimas acessem páginas fraudulentas. Com isso, o usuário infectado podere ser levado a fornecer dados como cartão de crédito ou senhas bancárias, achando que estava numa loja virtual ou banco legítimo, ou mesmo fazer download de malwares a partir destas páginas falsas.
O DNSChanger também tenta acessar equipamentos que rodam o serviço de configuração dinâmica (DHCP), usando usuários e senhas padrões desses dispositivos. Exemplos de equipamentos que usam o DHCP são os modem-routers ADSL usados em casa ou pequenos escritórios.
O DNSChanger começou em 2007 e chegou a infectar 4 milhões de computadores em todo o mundo. A quadrilha responsável por ele foi presa pelo FBI em 2011. Para evitar que os computadores contaminados, e que, portanto, estavam usando os servidores DNS falsos, ficassem sem acesso à internet, o FBI substitui temporariamente esses servidores por servidores limpos. Com o fim desse serviço, que será no dia 9 de julho, os aproximadamente 350 mil computadores que ainda estão contaminados ficarão sem o serviço DNS.
“Os computadores com o AVG instalado estão protegidos do DNSChanger. Mas como saber se o seu computador está infectado ou não?”, avalia Sumrell.
A solução é simples, basta acessar http://dns-changer.eu/en/check.php e siga as instruções. Se não estiver infectado, parabéns, mas se o computador estiver infectado, siga os seguintes passos:
1) Instale um antivírus e limpe o seu computador.
2) Reconfigure o DNS da sua máquina ou do modem-router.
Para os usuários da AVG que precisarem mais informações, acessem o suporte técnico pelo endereço: suporte@avgbrasil.com.br.
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações em www.avgbrasil.com.br