Iniciativa da B. Braun em parceria com a Firjan leva alunos de escolas estaduais à fábrica da companhia, em São Gonçalo (RJ), com oficinas, competição e premiação com bolsas de estudo

Foto: Divulgação
São Gonçalo, setembro de 2025 – Aproximadamente 120 alunos do ensino médio de três escolas públicas estaduais da região de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, participaram, no dia 29 de agosto, da 2ª Feira de Robótica promovida pela B. Braun, em parceria com a Firjan. O evento foi realizado na fábrica da companhia, localizada em Arsenal, e teve como objetivo aproximar os jovens do ecossistema da inovação e das transformações da indústria 4.0.
Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto como a B. Braun, multinacional alemã referência em soluções médico-hospitalares, aplica a inovação, engenharia e soluções digitais em seus processos. Eles também puderam interagir com profissionais de diferentes áreas da companhia e tirar dúvidas sobre as possibilidades de carreira nesse setor.
A programação incluiu oficinas práticas de robótica, além de uma competição entre equipes de alunos, com premiação de bolsas de estudo oferecidas pelo SENAI e SESI. Os estudantes que se destacaram na disputa serão contemplados também com o auxílio da B. Braun para viabilizar sua permanência nos cursos, incluindo suporte para transporte e alimentação.
“Eventos como este são fundamentais para despertar o interesse dos estudantes pelas novas tecnologias e prepará-los para as exigências do mercado de trabalho atual, especialmente no contexto da indústria 4.0. Ao oferecer vivências práticas em robótica, automação e inovação, conseguimos ampliar o repertório dos jovens, conectando teoria e prática. Esse tipo de iniciativa não apenas incentiva o protagonismo estudantil, mas também contribui para a formação de profissionais mais conscientes, capacitados e alinhados com as tendências da nova economia”, afirma Maria Cecilia Melo, Coordenadora de Responsabilidade Social da B. Braun.
Arsenal em foco
A feira de robótica integra o conjunto de ações da organização voltadas ao desenvolvimento local. A B. Braun já mantém o projeto socioeducacional Arsenal do Bem, que integra um programa global do grupo, o B. Braun For Children e é uma excelente oportunidade para estudantes moradores da localidade das fábricas com propósito de desenvolvimento, que oferece suporte psicossocial e educacional, com foco em desenvolver os jovens talentos. A robótica já é parte da grade de atividades dos alunos do projeto e tem se mostrado um forte atrativo para os estudantes.
Além disso, a empresa tem parceria com o Senai São Gonçalo no desenvolvimento do Programa de Aprendizagem da companhia. O mesmo que, no último ano, levou 5 jovens aprendizes ao desafio global da NASA – o NASA Space Apps Challenge – vencedoras na categoria de maior inspiração, as jovens viajaram para Washigton DC, capital dos Estados Unidos, para apresentação do projeto vencedor na sede da agência espacial.
“Nosso compromisso é apoiar o protagonismo desses jovens e despertar neles o interesse pelas profissões do futuro. Hoje, a inovação, automação, programação ou robótica são pontos de entrada potentes para ampliar horizontes e criar oportunidades reais de inserção profissional”, completa Maria Cecília.