Com a mobilidade social como causa prioritária, instituição fortalece articulação com governo e setor privado para ampliar oportunidades de trabalho e renda digna a jovens em situação de vulnerabilidade
São Paulo, 05 de setembro de 2025 – A Fundação Grupo Volkswagen participou do lançamento da campanha “Espelhos”, em Brasília (DF), durante cerimônia realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A campanha foi lançada pelo Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, esforço coletivo que reúne governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações de juventude com o objetivo de ampliar oportunidades de emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade. O evento contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes do Unicef, Pacto Global da ONU e outras autoridades.
A campanha busca desconstruir estereótipos que associam os jovens à falta de compromisso ou preparo e valorizar características como criatividade, responsabilidade e persistência. A ação também pretende engajar o setor privado, incentivando a criação de oportunidades formais de trabalho e fortalecendo o diálogo entre empresas e juventudes. A Fundação foi uma das financiadoras da campanha.
Signatária do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes desde 2024, a Fundação Grupo Volkswagen passou a integrar seu Comitê Gestor em 2025, reforçando o compromisso institucional de longo prazo com a promoção da mobilidade social e da inclusão produtiva, especialmente de jovens.
“Nossa adesão ao Pacto, em 2024, foi apenas o primeiro passo. Agora, como integrantes do Comitê Gestor, ampliamos nossa responsabilidade e capacidade de articulação. É um movimento coerente com o propósito da Fundação, que tem a mobilidade social como causa e enxerga as juventudes como protagonistas dessa transformação. Estamos comprometidos em colaborar com políticas públicas e iniciativas que gerem oportunidades reais de trabalho e renda, criando trajetórias sustentáveis de inclusão produtiva”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen, que representou a instituição no lançamento da campanha.
Juventudes no centro da mobilidade social
Com 46 anos de atuação, a Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade social como causa prioritária e atua em duas frentes estratégicas: inclusão produtiva e fortalecimento de capacidades locais. Ao longo de sua trajetória, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas por programas e projetos desenvolvidos e apoiados pela instituição, com foco em territórios vulnerabilizados nos municípios onde o Grupo Volkswagen mantém operações.
Entre as iniciativas recentes está o Projeto Autonomia, que prepara jovens de 16 a 21 anos para o mundo do trabalho por meio de uma formação que une qualificação técnica em tecnologia, desenvolvimento socioemocional e acompanhamento psicossocial. O projeto alcançou resultados expressivos em sua primeira turma: 100% dos jovens foram contratados como aprendizes pela Volkswagen do Brasil.
“Os resultados iniciais do Projeto Autonomia mostram o potencial de iniciativas que unem capacitação técnica, desenvolvimento humano e acompanhamento psicossocial. Esse é o caminho para criar oportunidades reais de ascensão, com jovens preparados para o mercado de trabalho e capazes de construir trajetórias de prosperidade. Nosso compromisso é expandir esse modelo e inspirar políticas públicas que promovam inclusão produtiva em escala, integrando o Autonomia a uma trilha de formação para a empregabilidade que chega até a graduação tecnológica”, finaliza Neia.