O objetivo do Fundo Comunidade em Rede é dar apoio a projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da articulação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas. Os signatários deste Fundo definiram territórios para apoiar projetos locais.
Os dois projetos apoiados pelo Instituto Arcor em Bragança Paulista são o Projeto Teia, em curso no Jardim Iguatemi, Greenpark, Águas Claras e outros bairros, e o Projeto Fala Comunidade, em implementação nos bairros rurais do Agudo e Estiva do Agudo.
Em Ubatuba, o Instituto Arcor apoia o Projeto Maré Alta, que tem como proponente a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal "Prof. Iberê Ananias Pimentel", e com a parceria das Associações de Moradores do Bairro de Picinguaba e do Camburi, Instituto Bacuri, Escola Municipal "Maria do Carmo Soares" e Secretaria Municipal da Educação, da Prefeitura de Ubatuba.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.