O novo programa do Fundo Juntos pela Educação dará incentivo a ações relacionadas ao fortalecimento de estratégias para a Educação Infantil nos planos municipais de educação dos três municípios pernambucanos. O propósito é que os planos acolham e implementem ações visando a educação infantil de qualidade.
O site do Fundo Juntos pela Educação também detalha a trajetória das duas iniciativas anteriores, o Programa pela Educação em Tempo Integral, desenvolvido entre 2006 e 2010, e o Programa pela Educação Integral, implementado entre 2011 e 2013. Foram atividades que colocaram a educação integral no centro da agenda de escolas públicas e outros agentes de comunidades locais, de Campinas (SP) e municípios da Paraíba, Ceará e Pernambuco.
Um dos resultados do Programa pela Educação Integral foi a constituição da Rede Juntos pela Educação Integral. A missão da Rede é identificar, integrar e disseminar iniciativas e programas de organizações da sociedade civil e entidades públicas que promovam o direito ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da co-criação de Comunidades de Aprendizagem e Comunidades Educadoras. As atividades da Rede Juntos pela Educação Integral também serão noticiadas regularmente pelo novo site do Fundo Juntos pela Educação.
O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em agosto de 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, com a missão de prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens. Posteriormente, em função do término de seu período de existência, Vitae deixou o Fundo. Mais de 30 mil crianças, adolescentes e jovens já foram beneficiados com os projetos apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação, em quase onze anos de atividades.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.