Em palestra na 12ª edição da IHRSA FITNESS BRASIL, deputado avalia a importância da gestão de pessoas para o setor das academias
São Paulo, setembro de 2011 – “Hoje vivemos uma dimensão equivocada de convivência ao estimular a competição, em detrimento da cooperação”. Essa foi uma das afirmações de Gabriel Chalita, professor e deputado federal, durante a palestra “Um novo conceito na gestão de pessoas e ideias”, realizada na abertura do segundo dia da 12ª edição da IHRSA FITNESS BRASIL, que acontece entre os dias 1 e 3 de setembro, em São Paulo, no Transamérica Expo Center.
Chalita, que já esteve à frente da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, relembrou os tempos em que atuava com os profissionais de educação para, a partir daí, fazer algumas considerações a respeito da realidade dos professores das mais de 18 mil academias espalhadas por todo o país. Diante de uma plateia composta por empresários do setor, gestores e coordenadores de academia, o palestrante pontuou o diferencial das instituições que valorizam os colaboradores, parceiros e clientes, por meio de uma gestão de pessoas focada na cooperação.
“Estamos habituados a pensar somente em gestão e acabamos esquecendo que estamos lidando com pessoas. E quando falamos em pessoas, é fundamental levarmos em consideração os sonhos, os desejos, as necessidades. Dessa forma, poderia dizer que, mais do que uma gestão de pessoas, estamos fazendo uma gestão de ideias”, explica Chalita.
Os principais aspectos destacados foram a necessidade dos professores e gestores das academias terem maior proximidade com os alunos, de modo a estreitar os relacionamentos interpessoais, aumentar a capacidade de ouvir e dividir as experiências que possam estimular a realização de atividades em um ambiente prazeroso.
Transparência
Além de identificar a cooperação com um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso dos negócios e por uma gestão de pessoas que garanta um bom clima organizacional, o palestrante ressaltou a necessidade de uma política organizacional transparente. Para Chalita, “cada vez mais a transparência é valorizada como um elemento capaz de quebrar paradigmas, mudar o comportamento das pessoas e fazer com que todos se sintam parte importante na conquista de resultados”.
A indicação para as empresas do setor de fitness e bem–estar é trabalhar da forma mais transparente possível, demonstrando indicadores, fazendo pesquisas cujas pesquisas possam apontar tendências de mercado e tendo um posicionamento que dê oportunidade das pessoas conhecerem a instituição, suas políticas e preocupação com os profissionais colaboradores.
Assim como Chalita, Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil, uma das entidades organizadoras do evento na capital paulista, acredita que as academias enfrentam um momento novo com o amadurecimento do setor de fitness. “Lidamos com um público exigente, que busca melhorar a qualidade de vida e, para tanto, é necessário provar que há responsabilidade e respeito para que o aluno possa conquistar seus objetivos. A administração e a gestão dos negócios se elevam a outro patamar quando há transparência”, revela.
Sobre a 12ª IHRSA FITNESS BRASIL
O evento, considerado o terceiro maior do mundo, reúne em três dias mais de 100 expositores e 49 palestrantes de temas ligados ao wellness e fitness, divididos em três módulos: gestão, coordenadores e Professional Premium Conference. A 12ª IHRSA FITNESS BRASIL é resultado da expansão do mercado. Segundo o último relatório mundial sobre o tema divulgado em 2011 pela International Health Racquet and Sportsclub Association (IHRSA), o Brasil se mantém na segunda colocação no ranking mundial em relação ao número de academias. O País possui 18.195 unidades, atrás somente dos Estados Unidos com aproximadamente 30 mil.
O que é a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 26 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área.
Siga o perfil exclusivo da Trama no Twitter sobre bem estar: @tramabemestar
Jornalistas responsáveis
Sobre a Trama
Há 15 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.