Gestão de compras para franquias gera redução de até 30% de custos com insumos
Novo modelo de gestão inclui como benefícios a redução de custos, o controle de estoque e o aumento da produtividade para franquias
No primeiro trimestre de 2018, o franchising cresceu 5,1% no faturamento do setor, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Muitas empresas têm investido nesse segmento, mas atuar nele é desafiador, principalmente quando se trata de processos logísticos. Por este motivo, o Gimba, empresa pioneira na gestão e distribuição de suprimentos, alerta sobre a gestão de compras, controle de estoque e logística, fatores determinantes na definição da estratégia.
“Para obter sucesso nesse cenário, é preciso um planejamento minucioso de avaliação no modelo de negócios e, mais do que isso, nos sistemas que serão utilizados. A profissionalização dessas atividades gera eficiência e reduz custos com tributos e fretes, gerando economia tanto para o franqueador quanto para o franqueado”, alerta Amauri Gennari, diretor Comercial do Gimba.
A logística de distribuição é um dos fatores mais delicados de uma franquia por impactar diretamente no preço final dos produtos. O grande desafio para o franqueador é estabelecer um sistema que tenha um ótimo nível de eficiência. Atualmente, a melhor forma de fazer essa gestão é terceirizando esse processo com empresas especializadas, como o Gimba. Em alguns casos é possível reduzir em até 30% o gasto com insumos. “Ter um preço competitivo em função da escala, ter um fornecedor competente com capacidade logística e relatórios gerenciais e deixar o franqueado cuidando do principal negócio são as principais vantagens dessa gestão”, explica Gennari.
Como funciona
Uma vez contratado, o Gimba passa a ser responsável pela consolidação de compra de todas as unidades franqueadas. Com isso, é possível conseguir preços competitivos diretamente dos fabricantes. “Temos o catalogo de requisição WEB em que cada franqueado consegue facilmente fazer a reposição dos itens de consumo”, comenta o diretor. Além disso, como trabalham no modelo de compra e venda, a gestão do estoque é sempre por conta do Gimba. Esse contrato atende redes de todos os tamanhos, atuando como terceirizada de serviços de gestão de compras para materiais indiretos. A vantagem para o franqueador é que todas as unidades serão abastecidas somente com produtos homologados, garantindo o controle da qualidade e mantendo o mesmo padrão e mesmo nível de qualidade de produtos em todas os pontos. Para os franqueados, os maiores benefícios incluem a praticidade de compra via sistema e a possibilidade de fazer pedidos personalizados sem ter que pagar preços mais altos por isso.
Redução de custos
Ter um sistema de reposição bem definido ajuda tanto o franqueador quanto o franqueado na gestão dos negócios. Este modelo garante a realização de pedidos customizados, entrega em dia e segurança. A adoção do novo modelo contribui para o crescimento da rede, que, com esta gestão, aperfeiçoa a cadeia de suprimentos e pode expandir sua atuação com custos menores. É essencial ter um controle rigoroso das compras. Isso garante que os pedidos não serão perdidos e que a diretoria da franquia vai ter acesso a dados estratégicos de compras e vendas. Dentre as vantagens é possível citar o ganho de escala, pois por meio do Gimba é possível comprar diretamente dos fabricantes, estocar e distribuir consolidando tudo em um único frete.
O mercado
Como esse modelo de operação é relativamente novo, o Gimba está em fase de negociação com algumas grandes redes de franquias. “Hoje, cerca de 10% do faturamento é proveniente de franquias, mas a possibilidade de crescimento é gigantesca. Deste modo, vale a pena investir em uma gestão especializada de compras para a franquia. Assim, será possível aumentar a produtividade e evitar erros comuns durante as compras”, finaliza Gennari.
Receba o boletim diálogos
Newsletter semanal com curadoria de conteúdo desenvolvida por nós. Uma visão integrada e de futuro da comunicação. Assine.