São Paulo, 03 de setembro de 2008 – O mercado de wellness e fitness no Brasil passa por mudanças significativas. Prova disso são as compras, fusões e associações das líderes do setor. A busca pela qualidade de vida aliada ao aquecimento da economia nacional e ao investimento de grandes redes internacionais de academias no país são os principais fatores que confirmam a excitação do mercado.
Pode-se traçar um paralelo com a área educacional, principalmente com as Instituições de Educação Superior, que sofrem um processo semelhante e formam gigantes da área. Em 2007 foram feitas 18 transações de fusões e aquisições no setor, número que posicionava o segmento em 14º lugar no levantamento da consultoria KPMG. No primeiro semestre de 2008 foram feitas 30 operações, o que fez com quem ficasse com a terceira posição. Um exemplo disso são as 17 instituições adquiridas pela Anhanguera Educacional, primeira instituição de ensino superior a abrir capital em bolsa.
Atualmente, os empresários estão com foco no setor de serviços, principalmente o de fitness. “A área está em transformação há seis anos e o auge acontece nos dias atuais”, afirma Waldyr Soares, presidente da Fitness Brasil. Algumas grandes redes adotaram estratégias de crescimento por meio de fusões, um exemplo foi a compra da Fórmula Academia pela rede A!Body Tech, anunciado em julho, o que mostra a internacionalização da prestação de serviços.
No entanto, algumas contrariaram essa estratégia e optaram pela expansão por meio de franquias, que oferecem ao proprietário uma marca consolidada no mercado, além de metodologias comprovadamente eficazes. Curves, Pelé Club e Runner estão dentre as principais companhias que pretendem ampliar os negócios por meio do modelo de rede de franquias de academias.
Curves
No Brasil iniciou suas atividades em 2003, e hoje conta com 210 unidades. A Curves driblou a saturação do mercado e a resistência das consumidoras sedentárias aos programas de atividades físicas e revolucionou a indústria do fitness para mulheres. Em apenas 13 anos, a rede alcançou a marca de 10 mil academias instaladas em 60 países, que podem ser encontradas nos Estados Unidos, Canadá, Europa, América do Sul, Caribe, México, Austrália e Nova Zelândia. É a franquia com crescimento mais rápido na história do mundo. O fundador e CEO da Curves, Gary Heavin, estará presente na 9th IHRSA/Fitness Brasil, no sábado (06), das 9h às 10h30, para apresentar o case de sucesso.
Pelé Club
Criada em 2005, a Pelé Club inaugurou um modelo de negócio, que visa tanto a rentabilidade e a segurança para o franqueado quanto o atendimento diferenciado, voltado para a saúde e o bem-estar do aluno. Um conceito que oferece uma metodologia usada para o planejamento dos treinos e como este diferencial fideliza o aluno e garante um excelente retorno financeiro aos franqueados. A empresa estará com um estande na 9th IHRSA/Fitness Brasil para expor as novidades e traz o Treinamento Suspenso, um equipamento inédito, importado dos Estados Unidos.
Runner
O modelo de expansão escolhido pela rede foi uma gestão descentralizada, ou seja, a operação é coordenada pelo parceiro proprietário. O Licenciamento Runner, além de proporcionar a ‘bandeira Runner’, se vale da sua posição de provedor de conhecimento para oferecer suporte completo nos quatro principais pilares da gestão de uma academia: vendas, marketing, técnico e tecnologia da informação.
As unidades licenciadas, ‘Runner Granja Viana’ e ‘Runner Mogi das Cruzes’, apresentam números expressivos. A primeira aumentou 314% no faturamento em março de 2007 (em relação ao mesmo período de 2006), além da duplicação do número de visitação e do número de alunos em três meses. Em apenas um mês de operação como licenciada, a segunda, ainda sem virar a bandeira, já apresentou um incremento de 50% nas vendas. Resultado que chegou apenas com treinamento da equipe de e os ‘boatos’ sobre a nova marca.
O projeto de licenciamento foi elaborado a partir de um minucioso planejamento estratégico cujo objetivo é finalizar 2008 com 18 unidades, 2009 com 30, 2010 com 45 e encerrar 2011 com 60 unidades, atingindo todas as regiões do país. Os interessados poderão assistir a uma palestra gratuita na 9th IHRSA/Fitness Brasil sobre como transformar uma academia estagnada em uma operação de sucesso por meio de novas técnicas e ferramentas de gestão.
Serviço:
9th IHRSA/Fitness Brasil Latin American Conference & Trade Show
Data: 04 a 06 de Setembro de 2008
Conferência: das 9h às 21h
Trade Show: quinta e sexta (04 e 05), das 12h às 21h e no sábado (06) das 12h às 18h – entrada gratuita com apresentação de convite (imprimir no site) – e R$ 20,00 sem o convite
Local: Transamérica Expo Center em São Paulo
Endereço: Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro (acesso pela Av. das Nações Unidas – Marginal Pinheiros – 18591 – Ponte Transamérica)
Informações: www.fitnessbrasil.com.br
Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 25 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. A empresa também é a idealizadora da Wellness Education, primeira pós-graduação em wellness do mundo. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.