São Paulo, agosto de 2014 – A internet das coisas é uma realidade tecnológica que se tornará cada vez mais comum. Além dos gigantes do Vale do Silício, as startups também investem para entrar no segmento, fornecendo alternativas para uso doméstico, comercial ou industrial. No Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), a DEV Tecnologia, empresa que está na incubadora desde 2013, é o grande expoente.
Criada pelos engenheiros Camilo Rodegheri e Marcelo Pesse, a empresa ainda conta com o know-how de outros colegas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). A startup, que começou focada em pesquisa, equipando laboratórios científicos tem seu maior projeto em um sistema de monitoramento e gestão de energia elétrica.
"Em três anos, prevemos instalar dez mil pontos de monitoramento para um conjunto de prédios no estado de São Paulo", conta Rodegheri. O projeto – patenteado pela DEV – informará dados para que os gestores dos edifícios dividam a conta de luz de acordo com o uso de cada aparelho e cada setor da instalação, e acumulem dados sobre consumo e qualidade de energia elétrica de todo o imóvel, explica o engenheiro que já fez parte da equipe do MIT MediaLab. O medidor de energia terá baixo custo para a empresa contratante.
Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, a DEV Tecnologia atende uma demanda que será crescente no mercado nacional. "Já existem estudos que afirmam que o maior potencial para internet das coisas no Brasil é atuar no setor empresarial", contextualiza o especialista em empreendedorismo inovador.
"Assim, o trabalho da empresa vai de encontro com os objetivos da incubadora: colocar a inovação a serviço da sociedade, com soluções voltadas à resolução de problemas e atendimento às necessidades das mais diversas áreas", completa Risola.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova