São Paulo, outubro de 2014 – Mesmo com a tecnologia digitalizando artigos, livros e manuais, os universitários ainda precisam adquirir fotocópias para estudar. A startup JáCopiei, incubada no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), criou uma forma de facilitar a vida dos estudantes: anular o custo do serviço, colocando anúncios no verso das folhas copiadas.
O modelo de negócio da empresa é oferecer fotocópias e impressões de graça a estudantes universitários cadastrados na internet. Os serviços realizados nas copiadoras terceirizadas dentro das faculdades são patrocinados por anunciantes, que veiculam publicidade nas folhas de cópia ou impressão. A inovação se baseia no modelo de freevertising, comum no Japão e Europa.
O serviço atualmente está em teste entre os alunos da Universidade de São Paulo (USP). Junto com a ECA Jr. – empresa dos alunos da Escola de Comunicação e Artes -, foi criado um hotsite e uma página no Facebook para testar a aceitação. Outra parceria é com a Poli Jr. (ligada aos estudantes da Escola Politécnica), que colabora no desenvolvimento de um software que permitirá cruzar informações para um banco de dados. A primeira parceria é com a copiadora Mulfiofício, que presta serviços dentro da ECA.
A forma de funcionamento do serviço é simples: o estudante que quer usar o JáCopiei adquire um cartão em uma das lojas credenciadas. Em seguida, o usuário se cadastra no site e preenche um questionário para a definição do perfil, que irá ser a base para os anúncios que ele receberá em suas cópias e impressões.
Para os anunciantes, os benefícios também são vários: é possível escolher o público-alvo, geolocalizar a propaganda e fazer pesquisa de mercado sobre seus produtos, por meio de perguntas direcionadas aos usuários. Os anunciantes poderão também verificar, em tempo real, como está a campanha de publicidade por uma página personalizada, além de ter relatórios periódicos sobre seu desempenho publicitário.
O protótipo em andamento já mostra bons resultados: são 170 estudantes inscritos até o momento. Como brinde para ajudar no desenvolvimento e teste do produto, os usuários recebem com suas cópias um cupom de desconto de 50% do albergue Zé Caramujo, de Santos, e um QR Code (código que pode ser lido por celulares ou tablets), que dá acesso ao jogo Badaboom, desenvolvido pela Naked Monkeys Games, também incubada no Cietec.
Para Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, a inovação terá o apoio dos consultores para se desenvolver e impactar a sociedade. "Temos certeza do potencial dessa startup, que tem nosso apoio para desenvolver seu produto e conquistar esse promissor mercado", destaca o especialista em empreendedorismo inovador.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).