São Paulo, 28 de Agosto de 2006 – A indústria do bem-estar movimentará US$ 1 trilhão até 2010, segundo o economista americano Paul Zane Pilzer, autor do best seller The Wellness Revolution (John Willey & Sons Inc.). No Brasil, um dos principais fomentadores desse tema é Waldyr Soares, presidente-fundador da Fitness Brasil, empresa responsável por colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar o conceito de wellness. Batizado nacionalmente de “indústria do bem-estar”, hoje, o setor inclui empresas que vendem qualidade de vida de diversas formas, seja em produtos ou serviços.
Em seu livro, Pilzer diz que “no ano 2000, a indústria do bem-estar na América já ascendia a 200 bilhões de dólares, cerca de metade disso corresponde a 24 bilhões gastos em clubes de fitness, mais 70 bilhões gastos em vitaminas e minerais”. Segundo ele, estes números, há dez anos atrás, eram apenas uma miragem. Waldyr Soares endossa o discurso do economista mostrando o crescimento do número de academias no Brasil. “Para se ter uma idéia, em 1999 o Brasil contava com aproximadamente 4 mil academias e hoje possui aproximadamente 7 mil, freqüentadas por mais de 2,1 milhões de pessoas”.
Além do mercado de academias, Soares acredita que a indústria de produtos e serviços ligados à saúde também apresenta um crescimento impressionante, graças a uma mudança cultural. Para se ter uma idéia, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA), um dos segmentos que mais apresenta expansão é o de alimentos diet, light, orgânicos e naturais que cresce a um ritmo muito acelerado, em média 18% ao ano, deixando os alimentos tradicionais para trás.
O setor de serviços de bem-estar também avança. Segundo Soares, a tendência é a reunião de várias modalidades, como ginástica, ioga, alongamento, relaxamento, massagens e pilates, criando assim os chamados centros de bem-estar. “Está sendo desenvolvido um comportamento de qualidade de vida. As pessoas estão aprendendo que não adianta ter dinheiro se não tiverem saúde para aproveitá-lo”, explica. Uma prova disso é que, segundo dados da Fitness Brasil, em 2005 o faturamento das academias foi de 1,6 bilhão de reais. O setor como um todo, que inclui ainda a indústria de equipamentos, atingiu a ordem de R$ 2,06 bilhões.
Confiante nessa expansão, a Fitness Brasil promove entre os dias 21 e 23 de setembro, em São Paulo, no Transamérica Expo Center, o 7th IHRSA/Fitness Brasil – Latin American Conference & Trade Show, maior encontro de negócios de bem-estar e fitness da América Latina. Para 2006, os organizadores prevêem a geração de R$25 milhões em negócios, 20% mais que no ano anterior. O evento é o mais importante cenário para lançamento de produtos e serviços de fitness e wellness, um momento de debates, ampliação e aprofundamento de networking. Com mais de 130 expositores, esse ano expectativa é receber em torno de 9 mil visitantes.
Sobre Waldyr Soares:
Disseminador de conceitos de qualidade de vida, Waldyr Soares é hoje a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, programas de gestão de saúde em empresas, e assuntos relacionados ao bem-estar em geral, estando habilitado a discutir sobre investimentos, movimentação de mercado e negócios. Com know how no setor de fitness, saúde e bem-estar, Waldyr é gabaritado para discussões em torno de diversos temas, dentre eles: mercado de academias, fitness, saúde e bem-estar, investimentos no setor, tendências do segmento, eventos, convenções, conferências e cursos de extensão da área, novidades em equipamentos e exercícios.
Por atuar em toda América Latina, a Fitness Brasil tem acesso a dados brasileiros e latino-americanos. E em função da parceria com a IHRSA (principal fonte internacional de informação do setor), a Fitness Brasil também pode disponibilizar informações do mercado mundial.