São Paulo, março de 2008 – A indústria do bem-estar movimentará US$ 1 trilhão até 2010, segundo o economista americano Paul Zane Pilzer, autor do best seller The Wellness Revolution (John Willey & Sons Inc.). No Brasil, um dos principais fomentadores desse tema é Waldyr Soares, presidente-fundador da Fitness Brasil, empresa responsável por colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar o conceito de wellness. Batizado nacionalmente de "indústria do bem-estar", hoje, o setor inclui empresas que vendem qualidade de vida de diversas formas, seja em produtos ou serviços.
Em seu livro, Pilzer diz que no ano 2000, a indústria do bem-estar na América já ascendia a 200 bilhões de dólares, cerca de metade disso corresponde a 24 bilhões gastos em clubes de fitness, mais 70 bilhões gastos em vitaminas e minerais. Segundo ele, estes números, há dez anos atrás eram apenas uma miragem.
Mercado de fitness no Brasil e no mundo
A indústria mundial de fitness faturou em 2006 cerca de US$ 55.788 bilhões, sendo que o país que mais movimentou foi os Estados Unidos com US$ 17.600.000, isto é, 30% do faturamento mundial. Tratando-se de América Latina, o faturamento foi de US$ 1.613.050 bilhões. Somente o Brasil é responsável por 50% deste faturamento, fechando 2006 com US$ 801.150 milhões.
Em número de academias isso não é diferente. Hoje o Brasil é o terceiro país do mundo em número de academias, como 7.350 unidades, 350 mais que no ano anterior. “No ano passado estávamos em segundo lugar no ranking mundial, empatados com a Itália, aumentamos em apenas 5% nosso número, já eles passaram de 7 mil para 8.300, quase 30% mais. Nossa meta é que com a difusão ainda maior do conceito do bem-estar no nosso país, possamos retomar nossa posição e continuar no topo desta lista”, afirma Soares.
Mesmo com os maiores índices de obesidade do mundo, os EUA são recordistas em número de academias, com quase 30 mil, um número grandioso, freqüentadas por cerca 43 milhões de pessoas, quase 50% dos praticantes de atividades físicas orientadas do mundo. “Apesar de sermos o terceiro no ranking, somos o sétimo em número de frequentadores. No nosso país, a academia ainda é vista como artigo de luxo. Isto se comprova pelo valor das mensalidades, hoje a média em torno de R$120,00, valor ainda alto para brasileiros”, explica.
O histórico do Brasil em número de academias mostra que nosso mercado ainda não está maduro, mas vem crescendo. Em 1999, o Brasil contava com aproximadamente 4 mil academias e hoje possui 7.350, freqüentadas por mais de 3,6 milhões de pessoas. “Mais de 50% das operadoras estão na região Sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo, 25% concentram-se na região Sul e os outros 25% dividem-se entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, comenta.
A Fitness Brasil, empresa fundada há mais de 18 anos, por Soares é referência no mercado de fitness, saúde, qualidade de vida e bem-estar, no Brasil e na América Latina. A empresa é responsável pelos maiores e mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. A Fitness Brasil Internacional é a maior convenção do segmento no país, com uma média de visitação de 75 mil pessoas por ano. A Fitness Brasil Norte-Nordeste e a IHRSA/Fitness Brasil Latin American Conference & Trade Show também estão entre os principais eventos do setor.
Sobre Waldyr Soares:
Disseminador de conceitos de qualidade de vida, Waldyr Soares é hoje a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, programas de gestão de saúde em empresas, e assuntos relacionados ao bem-estar em geral, estando habilitado a discutir sobre investimentos, movimentação de mercado e negócios. Com know how no setor de fitness, saúde e bem-estar, Waldyr é gabaritado para discussões em torno de diversos temas, dentre eles: mercado de academias, fitness, saúde e bem-estar, investimentos no setor, tendências do segmento, eventos, convenções, conferências e cursos de extensão da área, novidades em equipamentos e exercícios.
Por atuar em toda América Latina, a Fitness Brasil tem acesso a dados brasileiros e latino-americanos. E em função da parceria com a IHRSA (principal fonte internacional de informação do setor), a Fitness Brasil também pode disponibilizar informações do mercado mundial.
Sobre a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 17 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos maiores e mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.