Sala de Imprensa | Instituto Mauá de Tecnologia
Voltar para sala de imprensa

Iniciativa da Japan House São Paulo e Instituto Mauá leva design, tecnologia e cultura japonesa a alunos da rede pública

Estudantes visitarão a instituição cultural na próxima semana para vivenciar a proposta do projeto Design Sustentável e Práticas Esportivas

São Paulo, abril de 2025 – Em uma iniciativa que une inovação, cultura e responsabilidade ambiental, o Instituto Mauá de Tecnologia e a Japan House São Paulo firmaram uma parceria  para promover o projeto Design Sustentável e Práticas Esportivas, inspirado no My Football Kit – desenvolvido pela empresa japonesa Molten em colaboração com o estúdio de design nendo – com a criação de bolas inovadoras visando fins recreativos. O item faz parte da exposição “Princípios japoneses: design e recursos”, em cartaz no térreo da JHSP até o dia 8 de junho.

A proposta pedagógica busca ampliar o entendimento sobre design sustentável e estimular a prática esportiva por meio de uma bola alternativa: uma estrutura de encaixes, feita com resina sintética à base de polipropileno reciclado e elastano, reaproveitando recursos que seriam descartados. No projeto, que já impactou 80 alunos do ensino fundamental de duas escolas públicas de Santo André/SP), os estudantes puderam aprender sobre a cultura japonesa, tiveram a oportunidade de montar a bola Molten, bem como criarem e customizaram seus próprios jogadores de futebol de mesa.

Como parte da experiência do projeto Design Sustentável e Práticas Esportivas, os estudantes visitaram o FABLAB da Mauá, onde tiveram seus desenhos transformados em peças tridimensionais com a ajuda de alunos dos cursos de Design. Agora, os participantes se preparam para uma nova etapa – uma visita à Japan House São Paulo no dia 29 de abril, onde poderão mergulhar ainda mais na estética e nos valores que inspiraram o projeto. Na ocasião, a equipe do Educativo realiza uma visita guiada à mostra “Princípios Japoneses: design e recursos”, que reúne projetos que apostam em formas de aproveitamento máximo e minimização de desperdícios dos recursos e materiais, além de iniciativas para valorização de recursos e técnicas tradicionais japonesas.

“Essa vivência representa uma oportunidade única para todos os alunos. Projetos como esses ampliam os horizontes dos nossos estudantes ao conectá-los com desafios reais e com outras culturas. É um exercício de empatia, criatividade e responsabilidade social, valores que fazem parte da essência da Mauá, afirma Everaldo Pereira, coordenador do curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia.

“Nossa intenção é poder inspirar a todos, mas especialmente crianças e jovens. Esperamos que se sensibilizem e que queiram buscar soluções inovadoras, que muitas vezes podem inclusive ser simples, pensando em melhorar o viver em comunidade.” diz Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da JHSP. Já para Chelem Consentino, responsável por este projeto na instituição, “a iniciativas como essas são fundamentais para o desenvolvimento de toda uma lógica social, pois oportuniza a esses estudantes o conhecimento de outras realidades e culturas, neste caso especificamente da japonesa, a partir da conceitos que norteiam o design japonês como funcionalidade, respeito aos materiais priorizando a sustentabilidade e a filosofia nipônica “mottainai”, que pode ser traduzida como não desperdício.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):

A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de 48 exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de 4 milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: