São Paulo, maio de 2009 – Aliando inovação, tecnologia e política de atração de empresas, a cidade de Hortolândia, localizada na região de Campinas, em quatro anos aumentou o PIB de R$ 1,7 bilhão para R$ 3 bilhões e diminuiu a taxa de desemprego da população de 17% para 4%, entre os anos de 2004 e 2007. Diante da importância da inovação como vetor de crescimento das cidades, o 15º. Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (CONIP 2009), que acontece de 8 a 10 de junho, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, promove o painel Inovação e tecnologia transformando as cidades.
Durante o painel, que acontece no dia 8 de junho, às 16h30, será abordada a administração pública inovadora de Hortolândia, com a presença de Dimas Pádua, secretário municipal de Planejamento Urbano e Desenvolvimento, e o sucesso do Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, representado por Sérgio Risola, diretor da entidade.
Segundo Vagner Diniz, diretor do CONIP, exemplos de sucesso são essenciais para fomentar a inovação na gestão pública. “É preciso disseminar casos de sucesso de cidades e entidades, para que outras regiões agreguem o conceito, já que a inovação produz renda, impostos e diminui a taxa de desemprego”, comenta Diniz.
Inovação é a alma do negócio
Localizada a apenas 115 quilômetros de São Paulo, Hortolândia possui uma administração pública inovadora. Com políticas de isenção de impostos, subsídios e devolução de investimentos, grandes empresas de área de tecnologia, como IBM e Dell, se instalaram na cidade. Para o secretário, uma gestão pública inovadora, com política de atração de empresas de alta tecnologia incentiva ativamente os grandes empresários e novos empreendedores. “Acreditamos que empresas de alta tecnologia geram conhecimento, o que ocasiona o surgimento de micro e pequenas empresas”, afirma Pádua. O próximo passo para a cidade é a criação de um centro incubador de empresas tecnológicas.
Um bom modelo de incentivo à inovação é o Cietec. Compreendendo a maior incubadora de empresas da América Latina, já formou, em 11 anos, 81 empresas, que atuam com sucesso no mercado. Atualmente, 115 empreendimentos continuam instalados no Cietec, desenvolvendo inovadores projetos tecnológicos.
De acordo com Sérgio Risola, a gestão pública no Brasil, no que diz respeito ao incentivo à inovação, já apresenta avanços. “Estamos progredindo na questão do financiamento não reembolsável para empresas, com editais de subvenção da FINEP e CNPq, e com leis de incentivo, como a Lei da Inovação, Lei do Bem e a Lei da Informática”. Mas, segundo o diretor, ainda é preciso direcionar mais recursos para empreendimentos como o Cietec. “O incentivo a inovação e a novos empreendimentos aumenta o índice de sobrevivência e competitividade das empresas, além de garantir o crescimento da economia brasileira e geração de empregos qualificados”, declara Risola.
Sobre a Semana CONIP de Governo Eletrônico
Considerado um dos fóruns brasileiros pioneiros na discussão sobre tendências e iniciativas de tecnologia da informação no governo, o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP já está em sua 15ª edição. Em 2009, o evento reúne, pela segunda vez consecutiva os eventos M-Gov, Cidades Digitais e CONIP Administrativo entre os dias 8 e 10 de junho. Banco do Brasil, CPqD, cgi.br e nic.br estão entre os patrocinadores do evento. Para saber mais, acesse http://www.conip.com.br/Conip2009/WebHome.
Considerado um dos fóruns brasileiros pioneiros na discussão sobre tendências e iniciativas de tecnologia da informação no governo, o Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública – CONIP já está em sua 15ª edição. Em 2009, o evento reúne, pela segunda vez consecutiva os eventos M-Gov, Cidades Digitais e CONIP Administrativo entre os dias 8 e 10 de junho. Banco do Brasil, CPqD, cgi.br e nic.br estão entre os patrocinadores do evento. Para saber mais, acesse http://www.conip.com.br/Conip2009/WebHome.
Conheça a programação do evento no site: http://www.conip.com.br/Conip2009/GradeProgramacao
Siga o CONIP no Twitter: @conip2009
Serviço
Semana de Governo Eletrônico 2009
Data: de 8 a 10 de junho
Horário: dias 08 e 10 (das 14 às 17h30) e dia 09 (das 8h30 às 17h30).
Local: Centro Fecomércio de Eventos
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo/SP
Mais informações: www.conip.com.br
Inscrições: www.conip.com.br/Conip2009/InscricoesConip2009
Semana de Governo Eletrônico 2009
Data: de 8 a 10 de junho
Horário: dias 08 e 10 (das 14 às 17h30) e dia 09 (das 8h30 às 17h30).
Local: Centro Fecomércio de Eventos
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo/SP
Mais informações: www.conip.com.br
Inscrições: www.conip.com.br/Conip2009/InscricoesConip2009