Especialista no setor médico-hospitalar, B. Braun destaca soluções tecnológicas aplicadas ao sistema público e reforça o papel das empresas na transformação da assistência hospitalar

São Paulo, agosto de 2025 – O acesso ao cuidado médico no Brasil envolve avanços importantes, mas também desafios persistentes. Responsável por atender mais de 190 milhões de pessoas, o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores do mundo, mas enfrenta barreiras históricas, como alta demanda, infraestrutura deficiente e limitação de recursos.
Diante desse cenário, parcerias entre o SUS e empresas privadas de tecnologia médica têm se mostrado fundamentais para ampliar a eficiência da rede pública. A incorporação de inovações clínicas e digitais permite diagnósticos mais rápidos, tratamentos personalizados e melhorias na gestão hospitalar.
Nesse sentido, a multinacional alemã B. Braun, referência em soluções médico-hospitalares, tem atuado de forma ativa nesse movimento, desenvolvendo tecnologias aplicáveis ao SUS e aos grandes hospitais.
Esse trabalho da empresa inclui projetos de grande escala, como a substituição de 86 máquinas de diálise no Hospital Real Português, em Recife (PE). A tecnologia oferece sessões menos exaustivas e possibilita recuperação mais rápida aos pacientes. Na instituição, 80% dos atendimentos de diálise são financiados pelo SUS.
Nesse sentido, a B. Braun também atua com bombas de infusão de alta precisão, promovendo terapias infusoriais mais seguras, com menor risco de erro e maior controle para os profissionais de enfermagem, uma demanda urgente em unidades com sobrecarga de pacientes
Tecnologia como aliada da saúde pública
Entre os trabalhos que seguem essa missão, está a UTI Online, plataforma que integra equipamentos críticos como ventiladores mecânicos e bombas de infusão a um sistema digital, permitindo monitoramento contínuo e controle remoto. Por meio de uma tela centralizada, os profissionais têm uma visão geral do estado de cada paciente, possibilitando intervenções mais rápidas e eficazes.
“Nosso compromisso é desenvolver tecnologias acessíveis que contribuam diretamente com a jornada do paciente no sistema público. Iniciativas como a UTI Online fortalecem a atuação das equipes médicas em cenários de alta complexidade, reduzindo riscos e ampliando o cuidado”, afirma Mariana Alves, presidente da B. Braun do Brasil.
Eficiência cirúrgica e rastreabilidade no SUS
Outro exemplo é o sistema instacount® Plus, solução para rastreabilidade e gestão de instrumentais cirúrgicos dentro da Central de Material Esterilizado (CME). Presente em hospitais públicos e privados, o sistema permite o controle completo de cada item utilizado nas cirurgias, otimizando o tempo, reduzindo perdas e elevando a segurança em ambientes críticos.
“A rastreabilidade é uma etapa essencial para garantir cirurgias mais seguras. Com essa tecnologia, ajudamos os hospitais a manterem padrões elevados de controle, mesmo em cenários desafiadores de recursos”, explica a executiva.
Nesse contexto, o investimento em soluções tecnológicas integradas e acessíveis é uma prioridade para que o sistema avance em segurança, eficiência e humanização. “Quando conectamos inovação com responsabilidade social, ampliamos o acesso a uma saúde mais segura e digna. A tecnologia tem o poder de transformar realidades e nosso papel é garantir que ela esteja ao alcance de todos”, finaliza Marina Alves.