Entre suas ações próprias, o Instituto Arcor Brasil realizou o Programa Minha Escola Cresce, que entre 2004 e 2014 resultou no apoio a 182 projetos de escolas públicas de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Os projetos resultaram na estruturação de mais de 30 bibliotecas escolares, na realização de centenas de oficinas em várias linguagens artísticas (teatro, música, dança etc) e esportivas, de mais de 30 projetos de comunicaç ão escolar e de ações voltadas para discutir temas da sustentabilidade em mais de 50 escolas, entre outros impactos.
O Programa Minha Escola Cresce foi fundamental para consolidar e projetar a atuação do Instituto Arcor Brasil, que passou a construir uma metodologia de atuação, no contato direto com as escolas públicas apoiadas. Os projetos eram definidos pelas próprias escolas, a partir de uma ampla avaliação sobre suas prioridades. Um ponto central era que os projetos, preferencialmente, buscavam incentivar o protagonismo juvenil e a democracia participativa no âmbito da escola.
Outra iniciativa própria foi o Projeto Vida, Luz e Som, que proporcionou exames visuais e auditivos gratuitos para mais de 4 mil crianças de Rio das Pedras e Bragança Paulista, em São Paulo, Contagem (MG) e Ipojuca (PE). O projeto foi de senvolvido sempre em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Saúde dos respectivos municípios onde foi implementado. Em nove anos, foram beneficiados alunos de escolas de Rio das Pedras e Bragança Paulista, em São Paulo, e em Contagem (MG) e Ipojuca (PE).
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.