Em 2011, pesquisas mostraram que 174 milhões de pessoas ainda permaneciam em condição de pobreza no continente
São Paulo, fevereiro de 2012 – Acontece entre os dias 29 de fevereiro e 1º de março, o IV Fórum Internacional da RedEAmérica em Campinas, interior de São Paulo, cujo objetivo do evento – que reúne executivos do mundo inteiro -, é mostrar a importância do investimento social privado empregado em políticas sociais, a fim de reduzir a pobreza na América Latina, bem como os resultados na busca de soluções geradas pelas empresas no processo de desenvolvimento. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a América Latina é a região com maior índice de desigualdade do mundo. Já a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) indica que, em 2011, um conjunto de 172 milhões de pessoas persiste em condições de pobreza no continente.
Entre as autoridades confirmadas, está o diretor geral da Arcor do Brasil, Oswaldo Nardinelli, que participa do painel "A Voz dos Empresários", no qual aborda os principais desafios e oportunidades das empresas latino-americanas no que se refere ao investimento social privado, além de comentar o sucesso dos projetos sociais realizados pelo Instituto Arcor durante oito anos, desde sua criação em maio de 2004.
Para Nardinelli, o desenvolvimento de base, preconizado pela RedEAmérica, gera processos de desenvolvimento com premissas sustentáveis, na medida em que envolve todos atores da comunidade local. "O Estado e o setor privado até podem responder aos desafios do desenvolvimento inteligente, que seja economicamente justo, socialmente includente e ambientalmente responsável. Entretanto, ações em parceria com os agentes locais podem trazer resultados mais duradouros", explica o executivo.
Palestrantes internacionais
Entre os convidados que participam do painel, estão Bernadette Coser de Orem, presidente do Conselho Curador da Fundação Otacílio Coser, acionista e membro do Conselho de Administração da Coimexpar, Grupo Coimex do (Brasil); Gabriela Salles de Aguiar, presidente da Fundação Carlos Novella e membro do conselho da Família Novella da (Guatemala); Manuel José Carvajal, presidente do Conselho Administrativo da Fundação Carvajal e atual vice-presidente de Inovação da Carvajal S/A da (Colômbia); e Joao Bosco Silva, Votorantim Metais do (Brasil).
Serviço:
Evento: IV Fórum Internacional da RedEAmérica em Campinas
Quando: 01 de Março, quinta-feira
Horário: das 09h às 18h
Onde: The Royal Palm Plaza, Campinas – Paço dos Nobres
Mais informações pelo site: http://www.forumredeamerica2012.com.br
Quando: 01 de Março, quinta-feira
Horário: das 09h às 18h
Onde: The Royal Palm Plaza, Campinas – Paço dos Nobres
Mais informações pelo site: http://www.forumredeamerica2012.com.br
O Instituto Arcor Brasil
Criado em maio de 2004, com o propósito central de criar, valorizar e fortalecer oportunidades para melhorar o acesso e a qualidade da educação, principalmente em benefício das crianças e adolescentes, nas comunidades onde a Arcor do Brasil atua. Em seus seis anos de atividades, o Instituto Arcor Brasil já deu apoio a mais de 270 projetos, desenvolvidos de forma própria ou em parceria, como forma de cumprir seus objetivos. http://www.institutoarcor.org.br/index.php