Em 2013, a organização aportou R$ 2,5 milhões direcionados a programas e projetos de educação
São Paulo, maio de 2014 – Contribuir para uma educação de qualidade no País. Esse é um dos propósitos do Instituto Arcor, entidade coordenada pela Arcor do Brasil, empresa de alimentos e uma das líderes nas categorias de Chocolates, Guloseimas e Biscoitos do país. O Instituto, que neste mês completa dez anos de atuação no Brasil, comemora o apoio a mais de 300 projetos desenvolvidos por iniciativas próprias ou em parceria com outras fundações.
Neste período, mais de três milhões de crianças e adolescentes foram beneficiados, com ações articuladas em mais de 1600 organizações e mais de 200 municípios brasileiros. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região nordeste concentra 52,7% do total de analfabetos do País. Levantamento feito pelo órgão revela ainda que 12,9 milhões de brasileiros com mais de 15 anos, não sabem ler, nem escrever.
Diante desta realidade, o Instituto Arcor promove ações para minimizar os impactos desse déficit na sociedade. Fundado em maio de 2004, as ações do IAB se enquadram na estratégia de investimento social do Grupo Arcor na região, e têm como missão contribuir para que a educação seja uma ferramenta de igualdade de oportunidades para a infância, sobretudo, em regiões de vulnerabilidade social, como o Nordeste.
Com o intuito de atuar ainda mais na modificação desse cenário, o Instituto Arcor selecionou cerca de 40 projetos para apoiar em 2013, sete deles em escolas localizadas na região de Rio das Pedras, no interior paulista. Todos receberão apoio financeiro e suporte técnico, bem como recursos que serão utilizados na aquisição de materiais pedagógicos, capacitação e na formação de pais, educadores, bem como na ampliação de espaços de recreação, como o Programa Escola em Movimento, projeto de investimento social regional, que faz parte da Política de Sustentabilidade do Grupo Arcor.
O Instituto Arcor integra a Articulação D3 (Diálogo, Direitos e Democracia), grupo formado por ONGs cujo objetivo é o fortalecimento e a sustentabilidade das ações empenhadas pela sociedade civil organizada. Além disso, o Instituto apoia o Programa “Na Mão Certa”, iniciativa da Childhood Brasil, organização brasileira pertencente à World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 e que tem se dedicado ao combate da exploração sexual infantil nas estradas brasileiras, entre outros temas.
Educação em primeiro lugar
Outro projeto de sucesso e que conta com o apoio do Instituto Arcor
é o Programa “Minha Escola Cresce”, que já proporcionou a criação de 30 bibliotecas em escolas públicas, além de viabilizar dezenas de oficinas de teatro, danças, artes plásticas, educação ambiental e esportiva. Em nove edições, foram apoiados 182 projetos de escolas públicas do interior de São Paulo, de Contagem (MG) e também de Ipojuca (PE), regiões onde estão as fábricas da Arcor.
A ideia central do programa é apoiar projetos formulados pelas próprias escolas públicas e apontar os principais desafios. Os projetos também foram concebidos para estimular o protagonismo juvenil e a maior participação das famílias na vida das escolas.
Já o Projeto “Leitura sobre Rodas”, realizado em Pedra Bela, pequeno município localizado em São Paulo, a 112 km da capital, tem como objetivo levar livros para comunidades rurais, incentivando o hábito pela leitura e conhecimento.
Ao lado do Instituto C&A e Vitae, o Instituto Arcor apoia o Programa pela Educação Integral, pertencente ao “Fundo Todos Juntos pela Educação”, sustentando sete projetos nos estados de Ceará e Pernambuco. Na primeira edição, entre 2006 e 2010, foram apoiados projetos no município de Campinas, no interior de São Paulo, e em três municípios do estado da Paraíba: João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Mais de 100 organizações parceiras dos 10 projetos apoiados estiveram envolvidas na primeira edição.
O Instituto Arcor Brasil também compõe a RedEAmérica, aliança hemisférica de institutos e fundações empresariais, apoiando projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da interação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas.
“A cada ano, buscamos ampliar o número de projetos e qualificar nossas ações no campo social, com destaque para o tema educação, já que consideramos esta como a ferramenta para o desenvolvimento e transformação da sociedade em condições igualitárias”, explica a diretora executiva do Instituto Arcor, Célia Aguiar.
Projeto Tamar – parceria que deu certo
O Instituto Arcor apoia o Projeto Tamar/ ICMBio desde 2003 em seu esforço na preservação das tartarugas marinhas nos Estados de São Paulo (na base de Ubatuba) e em Santa Catarina. Firmaram parceria para a realização do Programa de Educação Ambiental “Amigos do Mar”, favorecendo a educação ambiental no Brasil. Em 2013, mais de 15 milhões de filhotes de tartarugas foram devolvidos aos oceanos.
“A educação ambiental é cada vez mais estratégica dentro das escolas, como por exemplo, a realização de campanhas de proteção às águas dos oceanos, iniciativas para a coleta seletiva de resíduos, entre outras, contribuindo na formação de agentes locais. Afinal, mais do que ensinar a proteção e o uso racional de recursos naturais, deve preparar cidadãos capazes de construir uma sociedade sustentável”, explica Célia Aguiar.
O Instituto Arcor elaborou o Guia do Professor “Nossas águas sempre limpas”, material paradidático de uso contínuo nas escolas. O conteúdo está organizado de forma a facilitar o trabalho dos docentes e pedagogos. Além do apoio financeiro oferecido às escolas e aos projetos de cunho ambiental, existe ainda a consultoria técnica, que se inicia antes do edital e tem continuidade durante todo o período de execução por meio de visitas, oficinas com temas específicos e encontros de capacitação.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.