São Paulo, maio de 2014 – O brincar como direito, prazer e aprendizado é o tema da conferência que será realizada no próximo dia 27 de maio, terça-feira, em Rio das Pedras (SP), a partir das 19h, no Centro Pedagógico (rua Adhemar de Barros, 565, centro). O evento marcará os dez anos de atividades do Instituto Arcor Brasil, criado a 25 de maio de 2004.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo site do Instituto (www.institutoarcor.org.br/inscricao).
Dedicada a educadores, gestores de escolas e público em geral, a Conferência "Brincar por Brincar? Direito, prazer e aprendizado" terá como conferencistas Tânia Fortuna e Adelsin, especialistas em brincadeiras e aprendizado lúdico. A importância do brincar para o desenvolvimento individual e social das crianças e o papel dos adultos na promoção do brincar serão assuntos comentados pelos conferencistas.
O evento também terá a participação de representantes da Arcor do Brasil, Instituto Arcor Brasil e Fundação Arcor, da Argentina.
Tânia Ramos Fortuna, que apresentará a conferência "Educar é brincar, brincar é aprender", é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem mestrado e doutorado pela m esma Universidade, onde leciona, criou e dirige o Programa de Extensão Universitária Quem quer brincar? É autora de dezenas de textos sobre Jogo, Brinquedo, Brincadeira, Ludicidade e Educação, proferindo palestras e cursos no Brasil e outros países.
Por sua vez, Adelson Fernandes Murta Filho, o Adelsin, que conduzirá uma "Conversa entre brincadeiras", é formado em artes plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas e oficinas voltadas para o universo, atuando como consultor e escritor sobre cultura infantil e educação ambiental para várias organizações públicas e não governamentais.
A Conferência "Brincar por Brincar? Direito, prazer e aprendizado" será realizada no contexto do Programa Escola em Movimento, executado pelo Instituto Arcor Brasil e que é focado no estímulo à Vida Ativa e a o Brincar nas comunidades escolares. O Programa, em sua primeira edição, dá apoio a projetos de treze escolas públicas da região de Piracicaba.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.