Sala de Imprensa | Intelbras
Voltar para sala de imprensa

Soluções tecnológicas da Intelbras contribuem para a Oktoberfest mais segura da história

A 37ª edição da Oktoberfest Blumenau encerrou com importantes marcos alcançados tanto de público presente, com quebra de recordes geral e diário, quanto de segurança, sendo a mais segura da história, com apenas 145 boletins de ocorrência registrados, 9 pessoas presas e queda de 80% no número de furto de celulares. Entre os responsáveis por esses resultados positivos, estão as soluções de segurança eletrônica da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, que estiveram presentes no Parque Vila Germânica, onde o festival ocorreu entre os dias 5 e 23 de outubro.

As soluções da companhia foram instaladas pela integradora Minister, visando dar suporte para que a Comissão de Segurança do festival, Polícia Militar, Polícia Civil e equipe de segurança privada e de monitoramento, realizassem um trabalho mais eficaz e assertivo. Dessa forma, o público de mais de 634.000 pessoas puderam aproveitar o festival sem se preocuparem excessivamente com a segurança própria e de seus pertences.

Para Marcelo Greuel, Secretário Municipal de Turismo e Lazer, a organização da Oktoberfest é feita por pessoas que se engajam, empenham e se dedicam a realizar um grande momento para visitantes e turistas. “A maior prova de que fizemos uma festa segura, foi poder ver famílias inteiras, com crianças, curtindo e se divertindo sem medo até tarde da noite”, ressalta.

 

Resultados consolidados

Ao longo dos 19 dias de festa, 634.701 pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica, com o dia 22 de outubro marcando o recorde de 71.320 visitantes. Para garantir a ordem, o efetivo da PM contou com 274 policiais.

No total, foram registrados 145 boletins de ocorrência, com 74 sendo de furto de algum objeto. Especificamente sobre roubo de celulares, foram 109 aparelhos furtados, queda de 80% em comparação com a edição de 2019, quando se registrou 544 furtos. Nove prisões foram feitas dentro do parque.

“Não existe maior satisfação para um militar que o de missão cumprida, eu acredito que a Comissão de Segurança teve sua missão cumprida com êxito. Isso aconteceu devido ao grande planejamento, muito antes da festa começar as reuniões já aconteciam. Outro ponto fundamental foi a tecnologia, que nos deu agilidade para fazer prisões importantes já nos primeiros dias de Oktoberfest”, explica o Tenente Coronel Márcio Alberto Felippi do 10º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina.

Com relação aos veículos que estiveram no local, foi registrado apenas um furto de carro, recuperado poucas horas depois. Foram feitas 1358 abordagens, com 457 testes de alcoolemia e 15 motoristas autuados por não serem habilitados ou estarem com a CNH vencida.

Entre outras ocorrências registradas no festival estão cinco casos de lesão corporal, e duas apreensões, uma de narcóticos e uma de nota falsa. Não houve caso de jovens abaixo de 18 anos embriagados.

Para Leandro Eustáquio, Gerente do segmento de CFTV IP na Intelbras, os resultados foram muito positivos e reforçam a relevância da parceria entre as companhias e as autoridades. “Para a Intelbras, empresa catarinense reconhecida como próxima de seus clientes, parceiros e colaboradores, é muito importante fazer parte de um evento que é tradicional e fundamental para o estado. Esse ano, tivemos a edição mais segura de todas, graças também à proximidade com as equipes de segurança, garantindo agilidade e eficiência”, complementa.

 

Soluções tecnológicas empregadas

De acordo com Alexandre Matias, Presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest, a edição desse ano tinha desafios complexos, causados pelo longo período sem festa. Entre eles estava a expectativa de grande público, bem como as experiências recentes de outros eventos no país, impactados com alto número de furtos, principalmente de celulares.

Portanto, para a edição desse ano, o papel da Intelbras foi ampliar a quantidade de equipamentos de segurança, oferecendo soluções de ponta a ponta. Foram instaladas 180 câmeras no perímetro do Parque Vila Germânica, 20% a mais que em 2019. Parte desses equipamentos contavam com tecnologia de alta performance de imagem e inteligência artificial embarcada que, em conjunto com o software de monitoramento Intelbras Defense IA, faziam o reconhecimento facial dos visitantes, auxiliando na identificação e busca de pessoas.

 

Inovação em segurança

E como novidade para esse ano, os supervisores da Minister estavam equipados com a câmera operacional portátil da Intelbras, que consegue identificar rapidamente uma situação, registrando o ocorrido e facilitando a tomada de decisão e o esclarecimento de eventos. Essa solução também se conecta ao software Defense IA, fazendo com que a pessoa que esteja verificando os monitores na sala consiga acompanhar de forma próxima as áreas mais movimentadas.

Para o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, os resultados coletados e as soluções utilizadas comprovam que a parceria entre a organização do festival e a Intelbras foram fundamentais para que o público aproveitasse a festa sem preocupações. “Essa foi a Oktoberfest do reencontro, garantindo sucesso de público e de segurança. Isso só foi possível com o auxílio da Intelbras, e de suas soluções tecnológicas inteligentes, bem como do excelente trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil e equipe de segurança do festival”, finaliza.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: