A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, reestruturou sua proposta de valor ao colaborador, tendo como mote a frase “apaixone-se pelo lado humano da tecnologia”. A atualização tem como objetivo acompanhar as mudanças, o crescimento e o amadurecimento da empresa, ao mesmo tempo em que reforça os laços com seus colaboradores e com quem deseja ser parte da companhia.
“A Intelbras é a uma empresa guiada por uma forte cultura de valorização do ser humano e acredita que ações de aproximação com seus colaboradores sejam fundamentais para manter um relacionamento duradouro e positivo”, explica Dione Quadros, gerente de gestão de pessoas da Intelbras. “A nova proposta de valor é um reflexo de como nos sentimos no dia a dia da empresa, como desenvolvemos nossas atividades e como queremos ser reconhecidos. Os inlovers – como nossos colaboradores são chamados – representam tudo isso”, complementa.
A mudança na proposta de valor ao colaborador veio para acompanhar as transformações dos últimos anos. Com a pandemia, que alterou significativamente a forma como as pessoas enxergam o trabalho, foi necessário repensar algumas questões da própria companhia, aproximando-a ainda mais de seus colaboradores, mesmo que o trabalho remoto tenha se tornado uma prática habitual. Nesse período também ocorreu a abertura de capital da empresa e a implementação de uma nova estrutura organizacional.
Pilares da proposta de valor
Para fazer a mudança, foi realizada uma pesquisa com os colaboradores, que puderam apresentar suas experiências e falar sobre as descobertas que fizeram ao longo de sua permanência na Intelbras. A partir disso, foi criada a frase “apaixone-se pelo lado humano da tecnologia” que norteia a nova proposta de valor. E para a utilização em comunicados em geral, foi elaborado o texto complementar: “Imagine pertencer a uma empresa líder de mercado, repleta de colaboração, respeito, cuidado, desafios tecnológicos e autonomia. Isso é ser inlover!”.
Essa proposta de valor é sustentada por quatro pilares: status, empoderamento, desenvolvimento e suporte. Segundo Dione, ao olhar para esses quatro aspectos, a empresa fortalece a cultura de valorização do colaborador que está presente em seu DNA e, consequentemente, o vínculo com o ele. “Esses pilares vão determinar a qualidade da experiência do colaborador na empresa. Uma empresa que valoriza os seres humanos, encara os desafios para melhorar sempre, dá abertura e autonomia para criar e transformar, e reforça que uma grande marca se faz todos os dias”, explica a executiva.
Reforçar boas práticas
O cuidado da Intelbras com seus colaboradores é uma constante na história da empresa e reconhecido em diversas premiações. A companhia figura há dezenove anos no ranking Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e nos últimos anos vêm se destacando com suas práticas de recursos humanos. Em 2022, foi reconhecida pelo prêmio Melhores Empresas para Jovens Profissionais, realizado pela Employers for Youth (EFY) e também pelo prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, realizado pela FIA, com destaque para as práticas de lideranças.
Ademais, a nova proposta de valor não só contempla os colaboradores já presentes na companhia e que a conhecem como também é uma forma de apresentá-la para quem se candidata às vagas. O objetivo é que seja parte importante da estratégia de marca empregadora, ajudando a mostrar para as pessoas como é a Intelbras e o que ela espera daqueles que querem fazer parte do time.