A Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 47 anos de história, está promovendo uma campanha especial para destacar o papel de suas colaboradoras e promover o empoderamento feminino no setor de tecnologia. A iniciativa, que traz o mote “a tecnologia também é feita por elas”, engloba tanto ações realizadas com as próprias colaboradoras quanto ações voltadas para divulgar informações sobre o tema nas redes sociais da companhia ao longo do mês de março.
“Definimos como conceito da campanha a coragem que as mulheres precisam reunir para enfrentar os desafios que surgem apenas por ser mulher. Aqui na Intelbras, incentivamos todas elas a ocuparem os espaços que desejam, sem julgamentos e sem restrições. Atualmente, a empresa conta com mais de 5 mil colaboradores, 43% mulheres. Ao olhar somente para a linha de produção, elas são a maioria, 53%. E assim nos ajudam a levar a tecnologia que protege, conecta, inspira e aproxima para o dia a dia das pessoas”, explica Dione Quadros, diretora de gestão de pessoas da Intelbras.
Entre as atividades que já aconteceram, tivemos a palestra online “De Mulher para Mulher: Como vão suas Emoções?”, no dia 14 de março às 10h30, sobre inteligência emocional, com a fundadora da consultoria Com Propósito, Helena Brochado.
Para o dia 22 de março às 10h, está programado o bate-papo online “Autocuidado e a saúde mental das mulheres”, com a médica do trabalho da Intelbras Fernanda Fontan e a psicóloga e profissional de gestão de pessoas Anny July, e que vai tratar da importância do autocuidado nos dias atuais, que impõem muitos desafios à mulher. Ao final da conversa, haverá uma sessão de mindfulness, com a instrutora Andrezza Pfau.
A voz das mulheres
Para destacar o papel feminino na Intelbras, a companhia também levou para suas redes sociais depoimentos coletados de suas colaboradoras e parceiras em que elas falaram sobre os desafios e as oportunidades que se apresentam ao trabalhar com tecnologia e inovação. Em um deles, a designer gráfica Franciele Duarte comentou sobre a importância da colaboração mútua num setor como o de tecnologia. “Trabalhar com tecnologia não permite ser estático; você se sente em constante movimento e evolução. Contar com um time de profissionais que sabe da importância de compartilhar seus conhecimentos para propor soluções agrega valor ao negócio”, diz.
Outra colaboradora que falou sobre o quanto é gratificante e desafiador trabalhar na área de tecnologia foi Suellen Ribeiro, analista de produtos e uma das responsáveis pela criação dos carregadores para veículos elétricos da Intelbras. Para ela, desenvolver soluções que melhoram a vida das pessoas é muito gratificante, ao mesmo tempo em que apresenta às mulheres o desafio de estar em constante movimento, e adquirir o máximo de conhecimento ao longo da experiência profissional.
Parceiras que fazem acontecer
A Intelbras está presente em cerca de 98% dos municípios com potencial de consumo de eletroeletrônicos no país por meio de seus distribuidores e revendedores. Nesses parceiros, diversas mulheres fazem a diferença todos os dias mostrando aos consumidores os valores da companhia, tais como o atendimento de excelência, a credibilidade, o respeito pelo ser humano e os profissionais capacitados.
Assim, Lorena Lopes, por exemplo, parceira e cofundadoras da Por Elas, empresa que ajuda, inspira e empodera mulheres, comenta sobre os desafios de se trabalhar numa área predominantemente masculina: “Eu enxerguei um leque de oportunidades no mercado de segurança eletrônica e resolvi me dedicar e estudar para atuar nesse mercado”, conta.
Já Thais Valentin da Shield Energia Fotovoltaica Tupã, conta que, por trabalhar em uma área técnica, sempre teve que provar que é muito boa no que faz – e o esforço e sucesso em sua trajetória comprovam isso. “Com a chegada da tecnologia de painéis fotovoltaicos no país, decidi me capacitar para iniciar a comercialização e instalação desses equipamentos, e, quando começamos a instalá-los, não tinha moleza, eu botava a mão na massa, carregava os painéis e subia no telhado quando precisava”.
“Sabemos que o mercado de tecnologia está em constante evolução e que novos espaços estão sendo abertos e passando a ser ocupados por mulheres. A Intelbras quer continuar sendo um local em que o que acontece também é feito por elas. Por isso, a campanha deste ano ocupa o mês inteiro, para conscientizar, empoderar e aproximar nossas colaboradoras e parceiras, assim como as meninas e mulheres que queiram fazer parte de nossa companhia”, finaliza Dione Quadros.