Intelbras realiza treinamento com interpretação em libras

Com proposta de inclusão, projeto-piloto capacitou deficientes auditivos para a instalação e configuração de soluções Intelbras
O Centro de Capacitação em Tecnologia (iTEC) da Intelbras, empresa 100% brasileira do segmento de segurança, controle de acesso, redes, comunicação e energia, acaba de promover o primeiro curso com a presença de duas profissionais intérpretes de libras. O treinamento em DVR Veicular teve a participação de dois deficientes auditivos, que também receberam certificação.
A ideia surgiu a partir de um projeto de inclusão social apresentado no iTEC LAB, programa de inovação corporativa criado pela Intelbras, inspirado em startups weekends internacionais e totalmente cocriado a partir do interesse dos próprios colaboradores, “A proposta tomou forma depois que o intérprete de um de nossos alunos teve um imprevisto e não pode comparecer. Percebemos, então, a necessidade de buscar profissionais para a execução desse importante trabalho”, explica André Machado, líder de treinamento do iTEC.
Um dos alunos, Hélio Damázio, conta que já havia realizado cursos com intepretação, mas sem professores capacitados. “É preciso ter alguém devidamente habilitado para traduzir, pois assim conseguimos absorver melhor o conteúdo e interagir. O professor mostrou como se utiliza o sistema e ensinou técnicas de vendas e a intérprete nos repassou corretamente todas as informações”, afirmou Damázio.
O iTEC oferece, desde 2007, treinamentos presenciais e EAD (educação a distância) em níveis iniciais, intermediários e avançados nas áreas de segurança, controle de acesso, redes, comunicação, energia, alarmes, incêndio e gestão de negócios com conteúdos relacionados a produtos e tecnologia; instaladores, revendedores e distribuidores podem participar. São mais de 68 instrutores altamente especializados em todo o país e, em 2018, foram mais de 172 mil profissionais treinados.
Para cursos futuros, a Intelbras planeja desenvolver outras integrações para esse público, como o uso de plug-ins que façam a interpretação de texto para a linguagem de Libras e/ou filmar a intepretação para disponibilizá-la em outras modalidades de cursos, sejam presenciais ou a distância. “Nosso slogan é ‘Sempre Próxima’. Isso significa que sempre buscamos atender às necessidades de todos os nossos públicos, possibilitando, assim, que deficientes auditivos tenham as mesmas possibilidades de desenvolvimento e capacitação técnica que os demais alunos”, afirma Susana Brockveld, Diretora de Marketing da Intelbras.
Sobre o iTEC: Os cursos presenciais do Centro de Capacitação em Tecnologia ocorrem em dois centros de ensino, localizados na matriz em São José (SC) e na filial de Santa Rita de Sapucaí (MG). Ambos dispõe de laboratórios e instrutores especializados, além de conteúdos atualizados para as reais necessidades do mercado. Além dos cursos presenciais, são oferecidos treinamentos na modalidade a distância – Online EAD. Grande parte do portfólio de treinamentos online EAD são gratuitos, com conteúdo e materiais de apoio exclusivos. Além das modalidades citadas, o iTEC oferece estrutura de treinamentos junto aos distribuidores Intelbras, ofertando cursos técnicos e comerciais realizados em todo o território nacional.