A Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, divulga resultados financeiros positivos referentes ao quarto trimestre de 2022. Entre os destaques estão a Receita Operacional Líquida de R$ 1.217.831 mil, representando crescimento de 34,3% em relação ao quarto trimestre do ano anterior e o EBITDA de R$ 160.447 mil, valor 38,4% maior que o do 4T21, com a margem líquida alcançando 13,2%. O Lucro Líquido da companhia foi de 161.240 mil, o que representa um crescimento de 61,0%, se comparado ao mesmo período de 2021.
“O 4T de 2022 transcorreu conforme o planejado. Os segmentos de segurança e energia entregaram o crescimento esperado de receita para o período e nosso segmento de comunicação, após o reconhecimento de receitas extraordinárias com a venda dos conversores da banda KU durante o trimestre anterior, retorna seus negócios ao patamar previsto para o ano”, comenta Altair Silvestri, CEO da Intelbras.
A Intelbras finalizou 2022 com uma série de objetivos corporativos importantes conquistados. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o selo de Alto Renome da marca para a companhia, o que oficialmente a coloca entre as principais marcas nacionais e que confirma a capilaridade dos valores que acompanham sua posição no mercado. No aspecto operacional, a empresa conquistou o Certificado de Operador Econômico Autorizado (OEA) passando a ser um parceiro estratégico da Receita Federal, comprovando o status de operador de baixo risco e confiável, permitindo maior agilidade e previsibilidade nos fluxos de comércio internacional.
“O ano findo em 31 de dezembro de 2022 demandou de toda a administração ações rápidas e decisões importantes para que os resultados fossem atingidos. Nossa relação com nossos parceiros de negócio, nossos distribuidores e revendedores autorizados, evoluiu e nos permitiu fortalecer ainda mais nossa presença no mercado”, comenta Silvestri. “Os resultados positivos apresentados pela companhia são fruto desta relação fortalecida e de uma cultura corporativa dedicada a atender de maneira muito próxima nossos clientes, democratizar a tecnologia e que se desafia constantemente a novos patamares de resultados” ressalta.
Os segmentos de Segurança e Energia da Intelbras concluíram o quarto trimestre de 2022 com crescimento dentro do previsto, e ocupam posições de destaque na receita operacional líquida da companhia, com 44% e 39% respectivamente. O segmento de Comunicação, por conta dos desafios apresentados durante todo o exercício perdeu espaço, com sua participação reduzindo de 25% para 17% em receita operacional líquida.
“O segmento de Segurança continua com um desempenho sólido, com suas estratégias sendo executadas dentro do planejado e os resultados no quarto trimestre confirmando um ano de crescimento e entregas”, pontua Paulo Daniel Correa, Diretor superintendente de Segurança Eletrônica da Intelbras. “Apesar de uma base de comparação mais forte, apresentada pelas receitas acumuladas do terceiro para o quarto trimestre de 2021, o segmento teve um resultado expressivo, com aumento de 15% de receita operacional líquida e crescimento de 17% de lucro bruto no período”.
No segmento de Comunicação, destacam-se as primeiras vendas da CPE 5G às operadoras e aos provedores. “Ainda que de forma inicial, e com a clareza de que o desenvolvimento deste mercado está apenas começando, essas vendas refletem o pioneirismo da companhia e a intenção de ocupar uma posição de liderança neste mercado”, afirma Henrique Fernandez, Diretor superintendente de Comunicação da Intelbras.
Já o segmento de Energia da Intelbras concluiu o trimestre ultrapassando a marca do faturamento anual de R$ 1 bilhão, ocupando nacionalmente uma posição de destaque neste mercado. “Conforme esperado pela nossa estratégia, as vendas aceleraram em nossas operações no último semestre, levando o nosso segmento de Energia a um crescimento de receita operacional líquida de 118,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior”, comenta Márcio Ferreira, Diretor Superintendente da Unidade de Energia da Intelbras.
Principais resultados consolidados
– Receita Operacional Líquida: O 4T do ano transcorreu conforme o previsto, sendo o maior trimestre do ano em termos de receita operacional líquida, 7,5% superior ao terceiro trimestre de 2022, atingindo o montante de R$ 1.217.831 mil, o que representou um crescimento de 34,3% com relação ao mesmo período do ano anterior. Desconsiderando a receita gerada a partir da aquisição da Renovigi Energia Solar, a companhia cresceu 18,4% quando comparada ao quarto trimestre do ano anterior, em linha com o planejamento elaborado pela companhia.
– O Ebitda* atingiu o valor de R$ 160.447 mil, valor 38,4% superior ao do apresentado no mesmo período do ano anterior, representando uma margem EBITDA de 13,2%. Destaca-se também que, em janeiro de 2023, uma dos clientes de varejo solicitou recuperação judicial. Com base nas políticas de crédito da Intelbras, 100% de seus títulos a vencer e vencidos ao resultado, foram adicionados às despesas com vendas no montante de R$ 4.337 mil no quarto trimestre.
– O ROIC (pre-tax), Retorno Sobre Capital Investido, novamente apresentou evolução positiva, confirmando a tendência de melhora ao longo do ano. Neste trimestre, o indicador que reflete os resultados obtidos ao longo dos últimos quarto trimestres, ficou em 26,4%, patamar de resultados mais próximo ao planejado e ainda sem contribuição total da operação da Renovigi, já que a contabilização teve início a partir de maio de 2022.
– O Lucro Líquido atingiu o montante de R$ 161.240 mil, tendo sido impactado positivamente pelo forte resultado operacional, que contribuiu para o aumento de 61,0% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Adicionalmente, com os ajustes no IRPJ gerados a partir da declaração de juros sobre capital próprio (JCP) em dezembro de 2022, a margem líquida da companhia atingiu o patamar de 13,2%.
Iniciativas e perspectivas para 2023
“Nossos três segmentos de negócio apresentam claras e promissoras avenidas de crescimento. Cada uma delas conta com equipes focadas e um planejamento cuidadosamente realizado, para que sua execução seja de excelência. Foco é uma das nossas características culturais, e o ano que se inicia demandará de forma insistente que as equipes estejam ainda mais atentas e agindo rápido para que os resultados aconteçam”, ressalta o CEO.
O planejamento estratégico da companhia, concluído em novembro de 2022, contempla o ano de 2023 e uma visão de cinco anos para a companhia. Há oportunidades de curto, médio e longo prazos para cada um dos segmentos de atuação, de forma que seja possível manter o ritmo de crescimento alinhado com o histórico, e entregando cada vez mais soluções completas e integradas para nossos parceiros comerciais e clientes finais.
Para 2023, a Intelbras observa a manutenção de um cenário local desafiador ao longo do ano. Por outro lado, a companhia prevê que há uma série de ações e estratégias que estão sob sua responsabilidade e que precisam ser executadas com ainda mais atenção. Novas categorias, recém introduzidas, como Cabos de fibra ótica, Tecnologia 5G, Digital Signage e Automatizadores de Portões, além de novos canais de comercialização, podem contribuir para que a receita continue crescendo independente do cenário macroeconômico.
“Iniciamos 2023 com a perspectivas de novas conquistas importantes, buscando estar ainda mais presentes e próximos ao mercado e aos nossos parceiros estratégicos e comerciais. O atingimento de nossos planos virá a partir desta presença e proximidade. Sabemos que anos mais difíceis concentram os negócios com os melhores players, sendo assim o que poderia ser uma dificuldade no mercado se torna uma oportunidade. Cenários adversos nos motivam e nos tornam ainda mais fortes”, finaliza o CEO Altair Silvestri.
Para conferir todos os resultados financeiros e econômicos da Intelbras basta acessar o site de RI da Intelbras
*Ebitda é a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. Em português, “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização” (também conhecida como Lajida). É um indicador muito utilizado para avaliar empresas de capital aberto.