De chás e chocolates a massas e cortes especiais, supermercados e indústrias aproveitam o frio para lançar produtos, reforçar estoques e criar campanhas que estimulam o consumo

Receitas salgadas e quentinhas
O inverno também representa um dos períodos mais fortes para as categorias de salgados e defumados, ideais para caldos e sopas. No caso da Pamplona Alimentos, os produtos relacionados à feijoada, caldos e pratos prontos, por exemplo, com carne suína, registram um aumento médio de 15% nas vendas da estação. “A busca por refeições mais quentes, práticas e nutritivas impulsiona naturalmente a demanda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, em que o inverno é mais acentuado”, comenta Cleiton Pamplona Peters, diretor comercial de mercado interno da empresa.
Cortes suínos porcionados e temperados, itens defumados como costela, paio calabresa e bacon, o kit carreteiro suíno, kit feijoada, pizzas artesanais, copa e salames ganham destaque nas gôndolas, atendendo quem busca praticidade com aquele toque de comida feita em casa. “Nossa linha de salgados, também é ideal para receitas mais robustas no frio”, pontua Peters.
Na experiência da empresa, os grandes campeões de aceitação no inverno são produtos para feijoada e caldo (paio, bacon, costela suína defumada, lombo), o kit carreteiro suíno também (recém-lançado e único no mercado). “Além das nossas pizzas artesanais, disponíveis em três sabores: Pepperoni, Calabresa e Bacon com catupiry, ainda temos copa e salames que complementam tábuas de frios e harmonizam muito bem com vinhos e outras bebidas da estação”.
Para atender a essa demanda, a empresa trabalha antecipadamente. “Aumentamos a produção desses itens já no fim do outono, reforçamos os estoques e direcionamos a logística para regiões com maior consumo sazonal. A curadoria do portfólio também se adapta, com foco em embalagens práticas e porções ideais para famílias ou porções individuais”, finaliza o executivo.