Itatijuca fecha acordo para desenvolvimento de tecnologia para mineração - Trama
Voltar para sala de imprensa

Itatijuca fecha acordo para desenvolvimento de tecnologia para mineração

 Empresa brasileira implementará processo de biolixiviação junto com empresa finlandesa de serviços de engenharia Pöyry

São Paulo, março de 2016 – A Itatijuca Biotech, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo Cietec/USP/IPEN, fechou acordo com a multinacional Pöyry para implementação de técnica de biolixiviação para uso na mineração. O método, inovador no Brasil, tem menor impacto ambiental por utilizar bactérias para o tratamento de minérios, principalmente ouro e cobre.

A biolixiviação é uma das especialidades da Itatijuca Biotech. A técnica consiste em usar microrganismos inofensivos para a saúde humana e para o meio ambiente para recuperação de minérios. Segundo levantamento da parceira Pöyry, já existem plantas no Canadá, Austrália e África do Sul, entre outros países, que usam o processo, com vantagens como diminuição dos custos de operação, maior eficiência na recuperação do minério e economia de água e energia.

"Vários projetos de mineração em operação no mundo não seriam viáveis sem a utilização da biolixiviação", afirma Rafael Vicente P. Ferreira, presidente da Itatijuca Biotech. Além disso, o especialista destaca que o processo torna-se mais econômico para as mineradoras. "Temos um profundo conhecimento técnico em biotecnologia e a tecnologia vai ao encontro das necessidades atuais em função dos baixos preços das commodities", afirma.

A fornecedora de projetos de engenharia Pöyry reconhece a inovação do serviço. "As bactérias utilizadas na biolixiviação se alimentam do enxofre existente no minério, promovendo o desencapsulamento do metal, separando o ferro e o enxofre do cobre e produzindo rejeito inerte. As bactérias podem ser usadas sem o uso de ácido sulfúrico para o processamento do minério. Elas próprias produzem o ácido necessário no processo", explicou Marcelo Xavier, diretor de mineração e metalurgia.

Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), reforça o aspecto sustentável da iniciativa. "As empresas mineradoras nunca estiveram com a imagem tão comprometida como nesse momento para assuntos ambientais. A inovação da Itatijuca colabora não só com a questão econômica, mas também com os aspectos de respeito ao meio ambiente", destaca o gestor. 

Sobre o Cietec
O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada há 18 anos. Entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, é um ambiente de inovação sinérgico, que apoia o acesso às agências de fomento, incentiva a prospecção de oportunidades de negócios corporativos e o relacionamento com o investimento-anjo e o venture capital. 

Em 2015, as 116 startups incubadas, já com produtos e serviços no mercado, faturaram R$ 35 milhões. As empresas que procuraram fomento governamental, tanto de entidades da esfera estadual, quanto da esfera federal, captaram R$ 6 milhões nesse mesmo período.  Os números mostram o sucesso na missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, o fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. 

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: