São Paulo, março de 2016 – A Itatijuca Biotech, da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo Cietec/USP/IPEN, fechou acordo com a multinacional Pöyry para implementação de técnica de biolixiviação para uso na mineração. O método, inovador no Brasil, tem menor impacto ambiental por utilizar bactérias para o tratamento de minérios, principalmente ouro e cobre.
A biolixiviação é uma das especialidades da Itatijuca Biotech. A técnica consiste em usar microrganismos inofensivos para a saúde humana e para o meio ambiente para recuperação de minérios. Segundo levantamento da parceira Pöyry, já existem plantas no Canadá, Austrália e África do Sul, entre outros países, que usam o processo, com vantagens como diminuição dos custos de operação, maior eficiência na recuperação do minério e economia de água e energia.
"Vários projetos de mineração em operação no mundo não seriam viáveis sem a utilização da biolixiviação", afirma Rafael Vicente P. Ferreira, presidente da Itatijuca Biotech. Além disso, o especialista destaca que o processo torna-se mais econômico para as mineradoras. "Temos um profundo conhecimento técnico em biotecnologia e a tecnologia vai ao encontro das necessidades atuais em função dos baixos preços das commodities", afirma.
A fornecedora de projetos de engenharia Pöyry reconhece a inovação do serviço. "As bactérias utilizadas na biolixiviação se alimentam do enxofre existente no minério, promovendo o desencapsulamento do metal, separando o ferro e o enxofre do cobre e produzindo rejeito inerte. As bactérias podem ser usadas sem o uso de ácido sulfúrico para o processamento do minério. Elas próprias produzem o ácido necessário no processo", explicou Marcelo Xavier, diretor de mineração e metalurgia.
Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), reforça o aspecto sustentável da iniciativa. "As empresas mineradoras nunca estiveram com a imagem tão comprometida como nesse momento para assuntos ambientais. A inovação da Itatijuca colabora não só com a questão econômica, mas também com os aspectos de respeito ao meio ambiente", destaca o gestor.
Sobre o Cietec
O Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, fundada há 18 anos. Entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, é um ambiente de inovação sinérgico, que apoia o acesso às agências de fomento, incentiva a prospecção de oportunidades de negócios corporativos e o relacionamento com o investimento-anjo e o venture capital.
Em 2015, as 116 startups incubadas, já com produtos e serviços no mercado, faturaram R$ 35 milhões. As empresas que procuraram fomento governamental, tanto de entidades da esfera estadual, quanto da esfera federal, captaram R$ 6 milhões nesse mesmo período. Os números mostram o sucesso na missão de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, o fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica.