Com mais de 20 anos de dedicação ao UNICEF, ele assume o cargo esta semana, em Brasília
UNICEF/BRZ/Sarah Paes
Brasília, 02 de setembro de 2025 – O espanhol Joaquin Gonzalez-Aleman é o novo Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. Com mais de 20 anos de carreira, Joaquin sempre trabalhou com Direitos Humanos em organizações internacionais. Ele está no UNICEF desde 2004, se dedicando à garantia dos direitos de cada criança e cada adolescente.
“Acredito no diálogo intercultural e na promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes como caminho para a prosperidade das sociedades, e na valorização do capital humano – focando nas infâncias e adolescências – como o investimento sustentável mais eficaz”, disse o novo Representante em sua chegada ao País, enfatizando a importância do diálogo e do trabalho em parceria com governos, sociedade civil e setor privado.
Antes de assumir o posto em Brasília, Joaquin trabalhou por quatro anos em Genebra, como Chefe de Planejamento Estratégico para a área de Captação de Recursos Privados e Parcerias do UNICEF, sendo responsável por orientar a estratégia global e os resultados do UNICEF, em colaboração com os Escritórios de País e os Comitês Nacionais.
Antes disso, esteve por nove anos na América Latina. Na região, foi Representante do UNICEF no Equador, de 2017 a 2021, contribuindo para a garantia dos direitos de meninas e meninos no País. Foi também assessor regional de Políticas Sociais no então Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe, no Panamá, de 2013 a 2017. Nessa função, liderou temas relacionados ao investimento público voltado para a infância, à medição da pobreza infantil multidimensional e aos sistemas de proteção social centrados na criança.
No período que antecedeu a chegada à América Latina, Joaquin trabalhou por cinco anos como chefe de Políticas, Planejamento e Avaliação no Escritório do UNICEF na Índia. Anteriormente, atuou no Escritório do Coordenador Residente no Vietnã, e no Escritório de Avaliação do UNICEF em Nova York, conduzindo avaliações estratégicas dos programas de cooperação.
Antes de ingressar no UNICEF, Joaquin González-Aleman atuou na União Europeia, em Bruxelas, gerenciando projetos de apoio aos direitos humanos na América Latina, e com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), na Espanha e na Bósnia-Herzegovina.
Com base em sua ampla experiência, Joaquin afirma: “Acredito no diálogo intercultural, na promoção e proteção dos direitos de crianças e adolescentes como caminho para a prosperidade das sociedades, e na valorização do capital humano – focando nas infâncias e adolescências – como o investimento sustentável mais eficaz”.
O novo Representante possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto Universitário Ortega y Gasset de Madri, Espanha, e é licenciado em Relações Internacionais e História pelo Vesalius College de Bruxelas. É casado e tem dois filhos.
UNICEF agradece a Youssouf Abdel-Jelil
Joaquin Gonzalez-Aleman substitui o mauritano Youssouf Abdel-Jelil, que foi Representante do UNICEF no Brasil de janeiro de 2023 até agosto de 2025, e se aposenta este ano.
O UNICEF agradece a dedicação e compromisso de Youssouf não apenas com o Brasil, mas com todos os países pelos quais passou, servindo ao UNICEF e aos direitos de crianças e adolescentes, em seus mais de 30 anos de carreira.