São Paulo, setembro de 2014 – O mercado nacional de games é comparável ao mercado de filmes: existem as produtoras oficiais e as independentes, que contam com investimento próprio e muita criatividade para colocarem seus jogos nas distribuidoras mobile como AppStore, GooglePlay e loja WindowsPhone. No Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), a Naked Monkey Games está entre as startups que distribuem suas criações de forma autônoma.
Incubados com a proposta de desenvolver um jogo, para ser compartilhado por até três participantes em diferentes plataformas, como tablets e celulares, a equipe liderada por Pedro Kayatt inova no game Domino Gang. Lançado na segunda quinzena de setembro, a versão multiplataforma do clássico dominó, já tem 3.500 downloads, em Android e WindowsPhone. O jogo segue a tendencia de party games, no qual a ideia é ser jogado por diversos jogadores em um mesmo ambiente, utilizando uma rede local (sem necessidade de Internet) e onde cada um pode utilizar seu próprio dispositivo para interagir com os outros.
Já o jogo Badaboom, do primeiro semestre de 2014, teve mais de 37 mil downloads, sendo os principais mercados China, Brasil, Estados Unidos e Tailândia. Para aumentar o número de jogadores, foram feitas campanhas no Facebook, especialmente no Brasil e Estados Unidos, localidades com alto potencial de viralidade.
A especialidade da Naked Monkey é o design de interface para diferentes telas. Em setembro, Kayatt palestrou no Intel Innovation Week sobre o assunto, destacando que os desenvolvedores devem se atentar para o design multi-plataforma, mesmo que existam programas que facilitem esse trabalho.
Os jogos do estúdio são oferecidos na modalidade freemium. A equipe de quatro desenvolvedores e um artista estabeleceu três formas principais de monetizar por meio dos games: vendas dentro do jogo; banners publicitários na parte inferior da tela; e propagandas em tela inteira.
Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, fala sobre a importância do ambiente de incubadoras para os desenvolvedores independentes. "O Cietec não só fornece a infraestrutura tecnológica para que os criadores possam experimentar novas linguagens de jogos, mas também colaboramos com parcerias", conta o especialista em empreendedorismo inovador.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).