O Projeto Nossas Histórias foi desenvolvido em parceria entre o Tear Comunitário, Escola de Ensino Fundamental e Médio Paróquia da Paz, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Mucuripe e Secretaria de Cultura de Fortaleza. Outras escolas também se tornaram parceiras ao longo do projeto, como a E.E.F.M "General Murilo Borges Moreira", de Mucuripe, e a Escola Integrada Dois de Maio, do Jardim União.
Jovens dessas escolas participaram de oficinas inicialmente no Tear Comunitário e, depois, nas próprias unidades escolares. Dessas oficinas nasceu a Trupe Cena Aberta, que passou a se apresentar em vários espaços públicos, como as próprias escolas e o Centro Cultural Dragão do Mar.
Toda a trajetória do projeto foi registrada no livro "Decifra-me que aprendo – A escola e nossas histórias". O livro reúne depoimentos de jovens que passaram pelas oficinas e, alguns, pela Trupe Cena Aberta. A publicação foi dividida no formato de planos de aula, que podem ser utilizados pelas escolas interessadas em usar a ferramenta do teatro espontâneo como instrumento pedagógico para discutir vários temas relevantes para jovens e adolescentes.
"O psicodrama e o teatro espontâneo promovem o encontro, a conexão entre as pessoas dispostas a conversar", afirma a coordenadora do Projeto Nossas Histórias, Pérola Queiroz. "E o teatro é propagador de boas novas, sendo um espaço ideal para os jovens falarem sobre suas vidas", ela completa, sintetizando o espírito do projeto.
Os jovens comprovam a mudança pessoal após o envolvimento no projeto. "Eu era muito tímida e o teatro ajudou a me expressar muito melhor", diz Stefani Ferreira, de 15 anos, aluna da Escola Dois de Maio. "Nós aprendemos muito, por exemplo nas viagens que fizemos para apresentações, como em Maranguape", conta Juan Silva, de 15 anos, aluno da E.E.F.M "General Murilo Borges Moreira".
O Projeto Nossas His tórias alcançou um reconhecimento nacional, tendo sido semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef deste ano. O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae. O Programa pela Educação Integral, que cumpriu uma trajetória de oito anos, foi a primeira iniciativa do Fundo. O propósito foi apoiar projetos de desenvolvimento integral, com a perspectiva da educação, de crianças e adolescentes de territórios de vulnerabilidade social. Foram apoiados projetos em São Paulo, Paraíba, Ceará e Fortaleza, envolvendo mais de 150 organizações e beneficiando a mais de 20 mil crianças, jovens e adolescentes.
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa C&A. Sua missão é promover a edu cação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A atua, por meio de alianças e do fortalecimento de organizações sociais.
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.