Livro aborda diferentes formas de despertar a consciência fonológica em crianças pequenas - Trama
Voltar para sala de imprensa

Livro aborda diferentes formas de despertar a consciência fonológica em crianças pequenas

São Paulo, 18 de novembro de 2005 – A Artmed Editora lança no Brasil “Consciência Fonológica em Crianças Pequenas” da norte-americana Marilyn Jager Adams, Ph.D em Psicologia do Desenvolvimento. Best-seller mundial com mais de 175 mil cópias vendidas, a obra foi concebida para uso dos professores em sala de aula como um recurso a mais para colocar em prática, com propriedade e certeza de êxito, essa nova forma de ensino da leitura e escrita na fase pré-escolar. A versão em português foi adaptada para a realidade brasileira, trazendo jogos e exemplos que condizem com o sistema fonológico do País.

Consciência fonológica nada mais é do que compreender que as pequenas unidades da fala, que correspondem a letras de um sistema de escrita alfabética, são chamadas de fonemas e, quando unidos harmoniosamente, formam a linguagem. “Para um adulto, acostumado a ler e a escrever, isso parece básico, mas pesquisas demonstram que 25% dos estudantes da primeira série do ensino fundamental não possuem essa percepção”, relata a autora.

Segundo Adams, os educadores que se utilizam de métodos como o apresentado nesta obra, observam que prestando atenção à consciência fonológica das crianças, tiram a fônica do campo do treinamento puro, tornando-a mais interessante e mais fácil de ser aprendida. “Crianças com consciência dos fonemas avançam de forma mais produtiva na aprendizagem do que aquelas não possuem esse conhecimento”, complementa.

Realidade brasileira
As responsáveis pela adaptação de “Consciência Fonológica em Crianças Pequenas” à realidade brasileira são a doutora em Letras, Regina Ritter Lamprecht e a fonoaudióloga Adriana Corrêa Costa. “Todos os exemplos e atividades propostas, sob forma de jogos, rimas e canções, não fariam sentido se não fossem especialmente elaboradas levando em conta o sistema fonológico da nossa língua”, explicam.

Lamprech e Costa acreditam também que essa é “a ferramenta que os professores brasileiros precisam para mudar definitivamente a alfabetização dos seus alunos de forma a superar os índices vergonhosos de capacidade de leitura e escrita apresentadas pelas crianças nas avaliações internacionais, como o PISA”.

Entre os temas abordados pela obra estão os jogos de linguagem, de escuta e com rimas; consciência das palavras, frases, silábica e fonêmica; e como introduzir as letras e a escrita. Traz também testes de avaliações, sugestão de cronograma para a pré-escola e primeira série, materiais e recursos de apoio, poemas e músicas infantis que podem ser utilizadas em sala. A bibliografia ao final de cada capítulo, além dos títulos sugeridos pela autora norte-americana, possui opções em português recomendadas pelas adaptadoras brasileiras.

Exemplos de atividades apresentadas no livro

Ouvindo Sons
Objetivo: Possibilitar que as crianças explorem seu poder de escuta e pratiquem sua atenção em determinados sons de seu interesse.
Material necessário: gravação de diversos sons e aparelho de som
Atividade: Nosso mundo é cheio de sons. Com este jogo as crianças irão descobrir que, se escutarem atentamente, podem ouvir sons de rua, de dentro de casa e mesmo de dentro delas próprias. Antes de começar, fale sobre a diferença entre escutar com os olhos fechados e abertos. A seguir, peça às crianças que se sentem de olhos fechados e somente escutem por alguns instantes. Depois de alguns minutos, convide-as para citar alguns dos sons que tenham ouvido. Rapidamente, os pequenos irão aprender a ouvir com atenção. Entre os sons que poderão ser ouvidos estão: batimentos cardíacos, carros, latido de cães, pássaros, relógio, ventilador…

Este navio está levando um (a)…
Objetivo: Ensinar as crianças a responder rapidamente, sem qualquer pista do contexto.
Material necessário: Algo para atirar (bola ou saquinhos de areia)
Atividade: Faça com que as crianças sentem-se em circulo e tenham algo para atirar. Para começar o jogo, diga “O navio está levando um melão”. A seguir, jogue a bola para alguma criança do circulo. Essa criança deverá pensar em outra carga que poderá ser levada pelo navio e que rime com melão (cachorrão, pão, sabão…).
Observação: O avanço deve ser rápido ou as crianças perderão o interesse enquanto esperam por sua vez. Se for necessário, revise famílias de rimas possíveis com as crianças antes de dar início a este jogo.

Serviço
Título:
Consciência Fonológica em Crianças Pequenas
Autor: Marilyn Jager Adams & cols.
Adaptação para o português: Regina Ritter Lamprecht e Adriana Corrêa Costa
Formato: 17,5cm x 25cm
Páginas: 216
Preço: R$ 49,00

Sobre a autora
Marilyn Jager Adams, Ph.D.
Professora convidada na Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Harvard. Obteve seu Ph.D. em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade Brown, em 1975. Em 1995, recebeu um Prêmio Sylvia Scribner, da Associação Norte-americana de Pesquisa em Educação (American Educational Research Association – AERA), por sua contribuição destacada à educação por meio de pesquisas. Foi vice-presidente (1995-1997) da AERA. É membro das comissões nacionais assessoras do Consortium on Reading Excellence (CORE), da Orton/International Dyslexia Society for the Scientific Study of Reading e do Neuhaus Education Center. Também do Literacy Advisory Board de Sesame Street e de Between the Lions, um programa de televisão voltado a crianças de 4 a 7 anos. Também trabalhou em produtos anteriores voltados à alfabetização entre eles Apt Productions, Breakthrough, Cast, Disney Interactive, Microsoft, Sunburst/Software for Success, 7th Level e The Waterford Institute.

Adaptação à língua portuguesa
Regina Ritter Lamprecht.
Doutora em Letras pela PUCRS, área de concentração Lingüística Aplicada. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUCRS. Coordenadora do Centro de Estudos sobre Aquisição e Aprendizagem da Língua (CEAAL). Pesquisadora do CNPq. Orientadora de pesquisas de Mestrado e Doutorado na área da Aquisição da Linguagem.

Adriana Corrêa Costa.
Fonoaudióloga Clínica. Doutorada em Educação na UFRGS, área de concentração Psicopedagogia, Sistema de Ensino/Aprendizagem e Educação em Saúde. Mestre em Letras pela PUCRS, área de concentração Lingüística Aplicada. Especialista em Psicopedagogia pela FAPA.

Sobre a Artmed Editora
A Artmed Editora é responsável pela publicação, em português, de livros acadêmicos e profissionais nas áreas de ciências biomédicas, educação e saúde mental. Atua também nas áreas de administração, ciência e tecnologia com o selo Bookman. A empresa possui mais de 1300 títulos em catálogo, com uma média de 400 novas obras lançadas por ano. A Artmed mantém contratos de exclusividade com conceituadas editoras dos Estados Unidos e de diversos países da Europa e da América Latina. Com matriz em Porto Alegre e filial em São Paulo, a empresa conta com uma eficiente rede de distribuição para todo o Brasil e para Portugal e também efetua vendas via Internet.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: