Equipe do IMT conquista o 1º lugar em projeto, enduro e geral na prova de hidrogênio e sobe ao pódio entre 60 universidades na categoria combustão
São Caetano do Sul, agosto de 2025 – De 30 de julho a 3 de agosto de 2025, o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba (SP), sediou a 21ª Competição Fórmula SAE Brasil, maior desafio universitário de engenharia automotiva do País. No mesmo local ocorreu o SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, única disputa estudantil do mundo dedicada a veículos movidos a hidrogênio. A Mauá Racing — equipe do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) — brilhou ao vencer todas as provas‑chave do H2 Challenge e assegurar o vice‑campeonato geral na classe combustão, após marcar pódio em cinco das seis provas dinâmicas.
Classificação equipe Mauá Racing
O Fórmula SAE projetado a célula de combustível da Mauá dominou o H2 Challenge, conquistando o 1º lugar em Projeto de Engenharia, 1º lugar na categoria Enduro e o 1º lugar na soma de todas as provas. O resultado repetiu o feito de 2024 e consolidou a equipe como referência global em propulsão limpa. O desempenho motivou a organização a anunciar a criação de uma categoria oficial de Fórmula SAE para carros a hidrogênio a partir de 2027.
Já no grid tradicional, o protótipo a combustão ficou em 2º lugar nas provas de aceleração (0 – 75 m), Autocross (volta rápida) e Enduro (22 km). No Skid‑Pad (pista em 8), ficou em 3º lugar e na prova de Eficiência energética, somando pontos que garantiram o vice-campeonato entre 60 equipes.
“Cada colocação conquistada reflete horas de teste, simulação e integração entre diferentes engenharias. Ao liderar o H2 Challenge e ficar entre os dois melhores no grid convencional, provamos que inovação e performance caminham juntas, e que a formação prática oferecida pela Mauá prepara engenheiros prontos para transformar a indústria”, destaca Professor William Kurilov professor e coordenador das equipes de competição do IMT
O projeto mobilizou 60 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Produção, Elétrica e Computação do IMT, bem como administraçao é Design, com suporte técnico da Ballard Power Systems, da SEG Automotive, Embraer, Valeo entre outros. Durante os cinco dias de evento, avaliadores internacionais acompanharam a operação do sistema de hidrogênio verde e destacaram a robustez dos sistemas de segurança do veículo paulista.
“Provar na pista que um Fórmula a hidrogênio é competitivo abre caminho para que a tecnologia ganhe escala global. O título no H2 Challenge e o pódio na Fórmula SAE mostram que nossos alunos dominam desde motores de combustão até sistemas limpos de próxima geração”, finaliza Kurilov.