São Paulo, 31 de agosto de 2009 – Os resultados da pesquisa “Bringing Social Security to the Online Community”, conduzida pela AVG – líder mundial no desenvolvimento de softwares de segurança gratuitos para computadores domésticos – e pelo CMO Council – órgão dedicado à troca de conhecimento de alto nível – ressaltam a vulnerabilidade e as preocupações dos membros de comunidades sociais sobre a segurança online e as precauções necessárias para proteção.
O levantamento mostrou que enquanto a maioria dos usuários de comunidades de networking social como Twitter, Orkut e Facebook se preocupa com problemas de segurança na internet, menos de um terço se protege contra ameaças online. Os participantes indicaram preocupação com o crescimento de ataques de phishing, spam e malware e quase 50% estão muito preocupados que sua identidade seja roubada em uma comunidade online.
A pesquisa foi conduzida online durante o segundo trimestre de 2009 e coletou respostas a partir de uma amostragem aleatória com mais de 250 consumidores. De acordo com o resultado, a maioria não executa medidas básicas de segurança em das redes sociais:
– 90% Raramente ou nunca informam o administrador da rede social
– 64% Raramente ou nunca mudam as senhas
– 57% Raramente ou nunca ajustam as configurações de privacidade
“Os usuários das redes sociais estão crescendo globalmente e a proliferação do acesso móvel está estendendo o seu alcance. As ameaças e as vulnerabilidades também estão desenvolvendo-se nessa escala", explica Donovan Neale-May, diretor-executivo do CMO Council. "As violações frequentes nos sites de redes sociais são um testemunho da necessidade de uma atitude mais preventiva", continua.
Sobre a aparente segurança dos riscos e perigos de entrar no site de uma rede social, as respostas identificaram algumas práticas comuns que podem causar danos a usuários desprotegidos:
– 64% clicam em links oferecidos por membros de comunidades ou contatos
– Mais da metade deixam conhecidos acessarem redes sociais de suas máquinas
– 26% compartilham arquivos por meio das redes sociais
– 21% aceitam contatos de pessoas desconhecidas
“O fato de que os usuários entendem os riscos, mas mesmo assim não tomam as precauções básicas para se protegerem apresenta um desafio interessante para as empresas como a AVG, que trabalham para oferecer mais segurança para os usuários”, explica Siobhan MacDermott, chefe de Política Pública, Comunicação Corporativa e Relações com o Investidor da AVG Technologies.
Como resultado dessa proliferação de links, arquivos e contatos não solicitados, usuários têm registrado níveis elevados de violações e ameaças:
– 55% sofreram ataques de phishing
– 47% foram vítimas de infecções por malware
– Aproximadamente 20% tiveram sua identidade roubada
Mariano Sumrell, diretor de marketing da Winco, representante exclusiva da AVG no Brasil, explica que no País os perigos enfrentados são os mesmos, com a diferença de que aqui os usuários utilizam muito mais as redes sociais do que lá fora. “Segundo dados do Google, somente em maio 75% dos internautas acessaram o Orkut. É preciso saber se proteger, já que essa rede social também está sujeita a códigos maliciosos e phishings”.
MacDermott indica então seis passos simples para manter a segurança e que podem prevenir o usuário das armadilhas do mundo virtual:
1. Não aceite pop-ups, a menos que você tenha um software como o AVG Linkscanner, que verifica antes do acesso se a página está infectada
2. Nunca disponibilize qualquer dado confidencial como documentos pessoais, senhas, registros bancários ou médicos. Os sites de relacionamento social não requisitam esse tipo de informação, a não ser que o acesso seja pago.
3. Mude suas senhas ao menos uma vez por mês. Mas não faça essa modificação se for solicitado, pode ser um link malicioso.
4. Não permita que pessoas conhecidas acessem redes sociais do seu computador – e não faça o mesmo no deles. Essas pessoas podem, mesmo que sem intenção, acessar páginas com conteúdo malicioso e introduzir infecções por meio de práticas inseguras.
5. Nunca deixe habilitada a opção de salvar automaticamente as senhas e mantenha limpo o histórico uma vez por semana, pelo menos.
6. Nunca aceite convites de desconhecidos ou convide pessoas que você não conhece.
Siga a AVG no Twitter: @officialavgnews.com
Sobre o CMO Council
O Chief Marketing Officer Council (CMO) é um órgão dedicado à troca de conhecimento de alto nível, pensamento de liderança e construção de relações pessoais entre dirigentes de marketing de empresas e tomadores de decisão em gama de indústrias globais. O CMO tem 4500 membros e controla mais de US$ 120 bilhões anuais em verbas de marketing e vendas em todo o mundo. No total, o CMO Council e suas comunidades de interesse estratégico incluem mais de 12 mil executivos de diversos setores em 90 países. Capítulos regionais e conselhos consultivos estão ativos nas Américas, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África. Para mais informações acesse www.cmocouncil.org
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 80 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. Com sede em Amsterdan, AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cybercrime e possuiu um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e facilmente, utilizando baixos custos, atualizem para maiores níves de proteção e satisfação. No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante. Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
Sobre a Winco
Fundada em 1997, a Winco é uma empresa de tecnologia, com foco em soluções de segurança de informação e de conectividade TCP/IP, e conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma rede com mais de 1.100 revendas em todo o país. Desde 2003, a companhia se tornou a parceira brasileira da AVG Technologies — criadora do antivírus AVG — e responsável pela distribuição exclusiva das soluções da fabricante em todo o Brasil. Além da AVG, a Winco desenvolve soluções de segurança e controle de acesso à Internet, tais como a linha Winco Edge Security, o Winconnection que está na versão 4 e o Winco DDNS.