Mercado de academias luxo e Premium em ascensão no Brasil - Trama
Voltar para sala de imprensa

Mercado de academias luxo e Premium em ascensão no Brasil

São Paulo, agosto de 2010 – Em 2009, mesmo com a crise financeira mundial, o mercado de luxo faturou US$ 6,45 bilhões no Brasil, 8% a mais do que em 2008. Em quase todos os segmentos da economia existe uma atenção especial para as pessoas dessa faixa de renda, e não é diferente na área de fitness e bem estar. Com o assunto em alta, o mercado de academias luxo e Premium será discutido na 11th IHRSA FITNESS BRASIL Latin American Conference & Trade Show, em São Paulo, entre os dias 2 e 4 de setembro. O assunto estará em pauta na palestra "O novo mercado premium", com Carlos Ferreirinha, fundador da MCF Consultoria & Conhecimento, empresa especializada em ferramentas de gestão e inovação para os segmentos Luxo e Premium.
 
"O dinheiro muda de bolso e as pessoas com outro estilo de vida conforme enriquecem. Estamos inseridos no conceito do que chamamos do momento de ‘premiumzação’, a elevação do patamar do que, até então, era considerado comum, básico ou sem agregação de valor. Trata-se da tradução do impacto direto do negócio do luxo que se expandiu de forma significativa nos últimos anos. No fitness, pode-se destacar desde os equipamentos, o vestuário, alimentos e bebidas, até os próprios serviços prestados por lojas, academias e pelos profissionais que interagem com o tema", explicita.
 
O ex-presidente da Louis Vuitton no Brasil acredita no crescimento contínuo das redes de serviços voltadas a públicos mais elitizados, assim como na expansão da base de consumidores que não deve ficar somente restrita ao eixo São Paulo-Rio.
 
"Ainda continuamos a ser um mercado complexo, muito oneroso, de complicados processos, leis e critérios. O Brasil vem se destacando com um dos mais promissores mercados mundiais, principalmente devido ao interesse de grandes conglomerados internacionais do segmento de luxo. Entretanto, ficamos tão bons no fitness que, na verdade, passamos a ser escola para estes grupos, que nos procuram para benchmarking. Isso também abre frentes de negócios", diz.
 
Casos de sucesso
A Reebook Sports Club São Paulo é um dos exemplos de sucesso na aposta empresarial do segmento de Luxo e Premium. A parceria nasceu entre a empresa Reebook Internacional e a experiência de 25 anos no mercado fitness do empresário José Otávio Marfará. Em 2000 surgiu a unidade do Morumbi, em 2003 a da Vila Olímpia e em 2008 a da Cidade Jardim, todas na capital paulista.
 
"Hoje, as pessoas estão muito mais conscientes de que a atividade física não está ligada a estética e sim a qualidade de vida e elas investem com prazer nisso. Assim, estão procurando lugares que tenham uma estrutura diferenciada, qualidade, profissionais de ponta e tecnologia de última geração", explica Marfará.
 
Atualmente, o empresário afirma ter uma expressiva fatia do mercado Premium de academias no País e não poupa esforços para trazer o que há de mais moderno e especial para seus clientes. "Contamos com os mais modernos equipamentos do mundo, da marca Life Fitness, que inclusive renderam a academia o título de única unidade na América do Sul licenciada pela Official Hammer Strength Training Center, título conferido a uma restrita lista das melhores e maiores academias do mundo.", enfatiza Marfará. O empresário tem planos de expansão para a abertura de outras unidades em São Paulo e Rio de Janeiro.
 
Além da academia, o aluno Reebok conta, ainda, com uma seleção de serviços terceirizados e pequenos luxos, como SPA, lavanderia, restaurante, acesso a internet, salão de beleza, o Reebok On-line, um atendimento personalizado on-line que permite ao aluno acompanhar o desempenho de seu treino, e o Instituto Vita, que une especialistas de vários segmentos da saúde: educação física, cardiologia, ortopedia, nutrição, fisioterapia e psicologia do esporte.
 
O que é a Fitness Brasil
A Fitness Brasil, fundada pelo empresário Waldyr Soares, atua há 25 anos no mercado de fitness, saúde e bem-estar, no Brasil e na América Latina. Com o intuito de colaborar com o desenvolvimento do setor, gerar conhecimento e disseminar os conceitos de qualidade de vida e wellness, a Fitness Brasil é responsável pelos mais importantes eventos do segmento, que antecipam tendências e lançamentos, além de promover negócios na área. Em outubro, a Fitness Brasil iniciou o programa de educação a distancia, R.E.D.E – Rede de Ensino Desportivo – que tem como patrono Edson Arantes do Nascimento, o Pelé – e comanda um sistema pioneiro de ensino telepresencial em esporte e bem-estar. Hoje, com mais de 50.000 profissionais cadastrados em seu banco de dados, a Fitness Brasil, é a principal fonte de informações sobre o mercado de academias, estando habilitada a discutir temas como investimentos, movimentação de mercado e negócios relacionados ao setor.
 

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: