São Paulo, junho de 2010 – “Navegar é preciso; viver não é preciso”… Nunca os versos de Fernando Pessoa fizeram tanto sentido! Segundo um levantamento feito pelo instituto de pesquisa Sophia Mind, as mulheres estão dedicando mais tempo à internet do que à televisão: 39 horas semanais online frente a 21 horas ligadas à caixa mágica.
Essa é uma das muitas pesquisas que revelam que nos últimos anos o sexo feminino está desbravando os mares da internet – mas essas águas são profundas e podem esconder muitos perigos. Mariano Sumrell, diretor de marketing da Winco, distribuidora oficial da AVG no Brasil, alerta para os perigos que podem ser encontrados durante a navegação e dá dicas preciosas de como ficar conectada com segurança.
1. Pense antes de clicar – Utilize uma ferramenta que verifique cada link clicado, bloqueando a entrada em páginas infectadas. O AVG Linkscanner tem justamente essa função, é gratuito e funciona com qualquer antivírus. Não esqueça também de manter sempre esse antivírus atualizado.
2. Senhas – As senhas devem ser trocadas no mínimo a cada seis meses. Evite combinações simples como nomes, palavras, datas de nascimento e não a repita em muitos locais diferentes. "Hoje a vida pessoal dos usuários está muito exposta em sites de relacionamento e outras ferramentas sociais, sendo fácil descobrir informações pessoais. Todo cuidado é pouco", alerta Sumrell.
3. Anexos – Além de instalar uma solução de segurança de boa reputação e mantê-la atualizada, um lembrete importante vem da agência governamental americana CERT. Muitos vírus podem falsificar o endereço de retorno de um e-mail, fazendo parecer que a mensagem veio de alguém. Se você conhece o endereço de retorno, mas não estava esperando a mensagem, verifique com a pessoa que supostamente enviou a mensagem para se certificar de que é legítimo antes de abrir qualquer anexo.
4. Comprando online – Quando comprar on-line crie uma conta de e-mail separada apenas para esse fim – de preferência usando uma senha única e diferente de qualquer outra conta que você tenha. Mantenha registros de suas compras on-line, como as páginas de confirmação da compra e outras comunicações com a loja eletrônica.
Busque sempre referências da loja onde fizer as compras e verifique se esse site é seguro e possui as letras "https" na URL quando estiver na etapa final do processo de compra. O "s" é um fator que garante a segurança. Outro fator que também atesta segurança é a presença de um ícone de um cadeado fechado presente no navegador, na barra de endereço ou no canto inferior direito.
5. Twitter, Orkut, Facebook e outras redes sociais – É fácil escrever sobre onde você está e o que está fazendo, mas você sabe quem está acessando sua página? A menos que essas informações estejam protegidas, todos poderão ler o conteúdo – e os fraudadores podem usar estas informações de muitas formas. Não seja tão confiante – você nunca pode ter certeza que quem faz parte de sua rede diz ser o que é. Seja seletivo e procure fazer uma busca antes de aceitar qualquer perfil.
Cuidado com atividades suspeitas. Se começar a receber mensagens estranhas de seus amigos, vale a pena checar se sua conta – e dos seus amigos – não está comprometida. Se tiver algum aplicativo instalado no celular, seja cuidadoso com quem pode ter acesso e certifique-se que não está logado ao entregar o telefone a outra pessoa.
6. Transações bancárias – Em primeiro lugar, qualquer tipo de transação bancária não deve ser realizada em computadores públicos. E ao entrar no site do banco verifique se ele é seguro e possui as letras "https" na URL quando estiver na etapa final do processo de compra. O "s" é um fator que garante a segurança. Outro fator que também atesta segurança é a presença de um ícone de um cadeado fechado presente no navegador, na barra de endereço ou no canto inferior direito.
Sobre a Winco
Fundada em 1997, a Winco é uma empresa de tecnologia, com foco em soluções de segurança de informação e de conectividade TCP/IP, e conta com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de uma rede com mais de 1.100 revendas em todo o país. Desde 2003, a companhia se tornou a parceira brasileira da AVG Technologies – criadora do antivírus AVG – e responsável pela distribuição exclusiva das soluções da fabricante em todo o Brasil. Além de distribuir o AVG, a Winco desenvolve soluções de segurança e controle de acesso à Internet, tais como a linha Winco Edge Security, o Winconnection que está na versão 4.6 e o Winco DDNS.
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
Mais informações emwww.avgbrasil.com.br.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati