São Paulo, dezembro de 2013 – A farmacêutica venezuelana Peki Noriega e o dentista brasileiro Vinicius Marchiori já eram empresários incubados no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) quando se conheceram. Embora ambos sejam da área da saúde, os dois empreendedores desenvolviam produtos bem diferentes: Peki criava fitomedicamentos e fitocosméticos a partir de essências de plantas; Marchiori pesquisava reconstituição óssea. Interesses comuns, entretanto, fizeram os dois se juntarem para formarem uma terceira empresa, a Braven.
A nova indústria cosmética lançará até o fim de 2013 três linhas de hidratantes. A mais atrativa delas – a Dobro – segue a ideia da customização: o consumidor poderá montar sua formulação, com diferentes níveis de hidratação e fragrâncias. Já a linha Brasil terá extratos de plantas nacionais. A primeira a ser lançada, porém, é a iHydra.me, com destaque para a textura dos produtos.
O trabalho dos empresários na Braven (nome que surgiu da junção das primeiras sílabas de Brasil e Venezuela) foi além do desenvolvimento dos produtos. Peki e Marchiori também trabalharam para atender à legislação sanitária, principalmente no caso dos cosméticos customizáveis, e criaram planos de marketing e comunicação.
Segundo Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, uma das vantagens para o empresário em uma incubadora é justamente a possibilidade de relacionamento. "Durante os 15 anos do Cietec, já vimos projetos excepcionais nascendo a partir de conversas de corredor". Conta Risola.
"Nossa missão também é propiciar um ambiente favorável para essas interações", acrescenta o especialista em empreendedorismo inovador.
Sobre o Cietec
O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, inaugurado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica, apoiando a criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. Em suas unidades de negócio, São Paulo e Mogi das Cruzes, são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos o Cietec oferece serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas. O Cietec possibilita a ampliação d o índice de sobrevivência e competitividade das micro e pequenas empresas, oferecendo a excelência de sua infra-estrutura, a capacitação do seu recurso humano e a comercialização e busca por inve stimento, como o investimento-anjo, capital semente e venture capital (capital de risco).