Além de acompanhar movimentação do mercado, quem desempenha função no segmento fiscal precisa se atualizar
Com a mudança de algumas regras nos envios de declarações transmitidas pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), os profissionais da área contábil-fiscal e Depto de Pessoal(R.H.) precisam estar atentos e buscar atualização dos conhecimentos por meio de educação profissional, a fim de continuar prestando um serviço eficiente. Isto porque as mudanças incluem a implementação da EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais) que unificará o envio de alguns dados para o governo. Um sistema complexo que demanda bastante preparo técnico.
O docente da área de gestão e negócios do Senac Guarulhos, Gilson Mesquita da Silva, explica que a EFD-Reinf é um dos módulos do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, que passa a ser utilizado em complemento ao eSocial para unificar o envio de declarações que pessoas físicas e jurídicas precisam transmitir aos órgãos públicos, bem como o SPED folha de pagamento, no qual mais de 1040 campos deverão ser preenchidos e sem erros, pois, uma informação incorreta ensejara na recusa do envio pelo sistema, além de multas pelo atraso ou não envio.
“O novo processo de prestação de contas, promete facilitar a rotina de quem atua no setor, mas até que todas as etapas estejam concluídas e todas as empresas sigam a nova regra, os profissionais responsáveis por essa tarefa precisarão de um período de adaptação, inclusive para reciclagem educacional no que diz respeito às atividades de sua função. Isto porque é um sistema de alta complexidade, que exige conhecimentos bem específicos”, analisa o especialista.
Tanto para quem já atua na área quanto para quem deseja entrar no ramo, o Senac Guarulhos oferece cursos nas áreas de contabilidade e finanças nas modalidades livres e técnicos – presenciais, além de graduação, extensão universitária e pós-graduação – a distância. Entre os títulos em destaque estão: Escrituração Fiscal, Retenção de Impostos e Contribuições, Sped Fiscal – ICMS/ IPI, Assistente Financeiro, e o lançamento Sped Fiscal – EFD Contribuições, Introdução ao Departamento Pessoal. Entre os livres, destaque para Pós-graduação em Controladoria e Finanças – EAD e Bacharelado em Ciências Contábeis – EAD.
Os interessados em buscar ou atualizar os conhecimentos profissionais na área, inclusive para entender melhor sobre as mudanças da implementação da EFD-Reinf, podem conhecer todo o portfólio de cursos do Senac Guarulhos, bem como fazer as inscrições para as aulas, acessando o Portal Senac www.sp.senac.br/guarulhos ou visitando presencialmente a unidade que fica na Rua Luiz Faccini, 132 – Centro.
Local: Senac Guarulhos
Endereço: Rua Luiz Faccini, 132 – Centro -– Guarulhos.
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/guarulhos
Janeiro/2018