Sala de Imprensa | Midea
Voltar para sala de imprensa

Onde descartar resíduo eletrônico na Semana do Meio Ambiente?

Para incentivar o descarte consciente, Midea Carrier cria pontos de recebimento especiais e promove seu programa de benefícios que dura o ano todo: veja como participar

Durante a Semana do Meio Ambiente e para promover a conscientização sobre o descarte correto de eletrônicos, quatro cidades do Brasil vão receber pontos físicos de coleta de aparelhos em desuso. A iniciativa da empresa Midea Carrier em parceria com a Abree (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos) também visa impulsionar o programa recorrente de logística reversa da marca.

Entre os dias 2 e 5 de junho, das 9h às 18h, será possível se desfazer de eletrodomésticos usados como batedeiras, secadores, laptops, celulares, geladeiras, TVs e aparelhos de som em troca de cupons de desconto, evitando que substâncias poluentes sejam despejadas no meio ambiente e possibilitando o reaproveitamento de materiais valiosos para a cadeia produtiva.

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos podem conter metais pesados que vão contaminar o solo e as águas em lixões — Foto: Divulgação/Pexels (Tom Fisk)

Onde o lixo eletrônico pode ser descartado?

Iberê Thenório, jornalista e um dos criadores do canal do YouTube Manual do Mundo, explica que tudo o que vai na tomada, é alimentado por pilha ou utiliza bateria vira resíduo eletrônico, integrando uma categoria diferente de material reciclado. Por esse motivo, não pode ser descartado em nenhuma das lixeiras convencionais da coleta seletiva.

Os riscos de contaminação são grandes. Quando abandonados em lixões, esses aparelhos eletrônicos podem liberar metais pesados como chumbo, mercúrio e níquel, que vão parar no solo e na água e causar prejuízos à saúde humana, à cadeia alimentar e ao meio ambiente. Sabe-se que o chumbo, por exemplo, é capaz de reduzir a fertilidade e ainda provocar problemas renais e danos neurológicos, quando acumulado no organismo.

A única solução para o problema é o descarte consciente, que só é possível a partir da ação conjunta e responsável do setor público, da sociedade civil e das grandes fabricantes de equipamentos, que abastecem a população de aparelhos que trazem praticidade para o cotidiano, mas que podem (e devem) usar parte dos lucros para a destinação correta de resíduos pós-consumo.

Durante o ano todo, a Midea Carrier promove um programa de benefícios para incentivar o descarte adequado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos inutilizados. No site da marca, é possível encontrar pontos de coleta em algumas regiões do país. O cliente que deixa um resíduo eletrônico de qualquer fabricante no local indicado, ganha desconto para compra de um novo equipamento em loja física ou e-commerce Midea.

Além disso, consumidores de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul podem solicitar a coleta gratuita do aparelho antigo em domicílio após a compra de um novo eletrônico da marca. Na Semana do Meio Ambiente, quatro pontos físicos especiais (veja os endereços abaixo) receberão resíduos eletrônicos de diversas linhas:

  • Linha azul: Pequenos eletrodomésticos como batedeiras, secadores, ferros de passar e mais.
  • Linha verde: Microcomputadores, laptops, celulares e mais.
  • Linha cinza: Eletrodomésticos como geladeira, fogão, micro-ondas e freezer.
  • Linha marrom: TVs, DVDs, aparelhos de som e de projeção.
  • Peças: Peças de equipamentos citados anteriormente.

 

O descarte inadequado de resíduos eletrônicos expõe trabalhadores de aterros sanitários a metais pesados que se acumulam no organismo — Foto: Divulgação/Pexels (Mumtahina Tanni)
O descarte inadequado de resíduos eletrônicos expõe trabalhadores de aterros sanitários a metais pesados que se acumulam no organismo — Foto: Divulgação/Pexels (Mumtahina Tanni)

A Abree, entidade sem fins lucrativos, também possui um programa de pontos de recebimento de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos em desuso em funcionamento. A associação orienta que antes do descarte, o consumidor faça a separação do material reciclado, apague possíveis dados pessoais armazenados nos equipamentos e evite violar os aparelhos por risco de contaminação.

Depois disso, é necessário encontrar o ponto de recebimento mais próximo da sua localidade no site da Abree que, após o descarte, vai cuidar do transporte, triagem, desmontagem e reciclagem do material.

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu que em 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente para chamar atenção das pessoas para os problemas ambientais que vivemos por conta das ações humanas. A poluição por tratamento inadequado de resíduos é apenas um deles. Desde 1981, um decreto instaurou que a Semana Nacional do Meio Ambiente seja comemorada de 1 a 5 de junho em todo território brasileiro.

Locais da campanha Descarte Consciente da Midea Carrier:
São Paulo (SP) – Av. do Café, 277
Piracicaba (SP) – Av. Armando Salles de Oliveira, 50
Manaus (AM) – Av. Djalma Batista, 568
Canoas (RS) – Av. Guilherme Schell, 10100 – São Luís

Com informações de Abree e Midea Carrier.

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: