Cada um dos projetos terá o apoio específico e acompanhamento de uma das organizações brasileiras filiadas à RedEAmérica, signatárias de convênio firmado com a Fundação Interamericana, dos Estados Unidos, para a constituição do Fundo Comunidade em Rede. A RedEAmérica reúne 70 fundações e institutos empresariais de onze países.
Em São Paulo serão desenvolvidos os projetos "Teia: Ações Comunitárias Articuladas" e "Fala Comunidade", em Bragança Paulista, e "Maré Alta", em Ubatuba, com apoio do Instituto Arcor Brasil. O outro projeto em território paulista, apoiado pelo Fundo Comunidade em Rede, é o "Conquistar Espaços", em Jacareí, com suporte do Instituto Camargo Correia e com o objetivo de contribuir para a participação social da comunidade Veraneio Ijal e oportunizar a convivência familiar.
Outros quatro projetos serão implementados em Minas Gerais. O projeto "Apicultura em rede no Vale", que tem a Fundação Aperam Acesita como signatária junto ao Fundo Comunidade em Rede, será desenvolvido nos municípios de Veredinha e Itamarandiba, objetivando contribuir para que o Vale do Jequitinhonha seja reconhecido como potencial polo de produção de mel. A mesma Fundação Aperam Acesita é signatária do projeto "Um Novo Tempo", que será desenvolvido em Timóteo, visando contribuir para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários no bairro Novo Tempo.
Ainda em Minas Gerais, o projeto "Rede Comunitária em Ação (Recoa)", tendo o Instituto Holcim como signatário, será desenvolvido nos bairros de Ferreiras, Teotônio Batista de Freitas, Magalhães e Romero de Carvalho, com o propósito de fortalecer a participação comunitária, por meio de ações coletivas a partir de objetivos comuns. E no mesmo estado, o Projeto "Três Marias em rede: capacitação e cidadania em foco" terá o Instituto Votorantim como signatário, com o objetivo de aumentar a capacidade de lideranças comunitárias e influenciarem positivamente o desenvolvimento da comunidade onde vivem, promovendo e facilitando o acesso da população a espaços de convivência e de lazer, no município de Três Marias.
Na Bahia, o projeto "Saberes e Fazeres", também com o apoio do Instituto Votorantim, será implementado nos municípios de Cachoeira e São Félix. O projeto terá o propósito de contribuir para a valorização do patrimônio material, imaterial e natural dos dois municípios.
Dois projetos serão desenvolvidos em Vila Velha, no Espírito Santo, ambos tendo a Fundação Otacílio Coser como signatária junto ao Fundo Comunidade em Rede. Os dois projetos, "Práticas de cidadania: faça a diferença" e "Transformando e compartilhando saberes", localizados em comunidades diferentes, terão o mesmo objetivo, de contribuir para o fortalecimento e desenvolver práticas de mobilização comunitária, visando melhores condições socioambientais na região da bacia do Rio Aribiri.
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.