Os riscos das incertezas nas áreas de economia e segurança de dados - Trama
Voltar para sala de imprensa

Os riscos das incertezas nas áreas de economia e segurança de dados

*Por Robert Gorby
 
A recessão econômica global, tão comentada desde o início da década, tem impactado profundamente não apenas nas compras e lucros em curto prazo, mas também na "psique" e consciência da comunidade empresarial. Os cortes e outras providências para contenção das perdas abalaram os setores público, privado e a prestação de serviços.
 
Mas a recessão tem um motivo. Então será que essa situação é mesmo uma má notícia?
 
Resposta 1: Não – Há uma linha de pensamento entre economistas que afirma haver maior transparência nos processos de negócios durante a desaceleração econômica. Quando nos envolvemos no desafio de lidar com negócios e/ou processos não lucrativos, nos tornamos mais ágeis e prontos para novos horizontes comercialmente desafiadores – pelo menos em teoria.
 
Resposta 2: Sim, é uma má notícia – A verdade é que, enquanto companhias fazem cortes para cumprir metas audaciosas, é comum ver o desgaste de elementos cruciais para a infraestrutura dos negócios. Mas, as empresas não podem se dar ao luxo de aceitar esse tipo de perda.
 
As metas de redução de custos geralmente focam áreas como marketing e propaganda, em detrimento dos negócios em longo prazo. Isso ocorre porque os cortes costumam atingir funcionários considerados menos produtivos, e o marketing é uma área muito subjetiva e de difícil mensuração.
 
Quando a diminuição dos gastos chega à área de segurança da informação, influenciam na aquisição de licenças das versões atualizadas dos antivírus. Nesse caso, aumentam os riscos associados à perda de dados e à propriedade intelectual.
 
Os gastos com segurança da informação deveriam ser considerados investimentos na continuidade dos negócios. Sugerir a própria empresa em que trabalho como uma espécie de barômetro da crise pode parecer exagero, mas, desde a virada da década, não reduzimos a quantidade de colaboradores ou o valor investido nos laboratórios de pesquisa.
 
Nós costumamos trabalhar com a psique dos empresários nos nossos artigos, e há uma razão pra isso. A questão de segurança é totalmente ligada à mentalidade e a forma com a qual as pequenas e médias empresas lidam com os perigos do mundo digital, que podem atingir os pontos fracos de sua operação. Podemos inclusive argumentar que seria uma questão de atitude.
 
As pequenas e medias empresas "avessas aos riscos" ainda querem evitar a infecção por malware e outros perigos na internet, fazendo das medidas proativas para a proteção de dados uma questão de melhores práticas comerciais.
 
Mas, independente de como você defina a atual situação, tem sido um momento de muita incerteza nos negócios. O que podemos afirmar, definitivamente, é que se combinarmos ou multiplicarmos essas incertezas reduzindo os gastos com segurança, teremos a certeza do risco e a rentabilidade dos negócios estará em jogo.
 
*Robert Gorby é responsável pelas soluções para pequenas empresas da AVG.
 
Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
 
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
 
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: