Docente de estética do Senac Osasco ensina a elaborar a maquiagem ideal para o dia a dia
Quanto tempo você leva para se maquiar? Segundo pesquisa da clínica britânica Specialist Make-up Services, as mulheres gastam um ano e três meses de suas vidas se maquiando (caso a média semanal em frente ao espelho seja superior a três horas).
A maquiagem tem como objetivo corrigir imperfeições e realçar a beleza natural da mulher, elevando sua autoestima. Mas como saber a make ideal no ambiente de trabalho? Léia Freires da Silva, docente da área de beleza e estética do Senac Osasco, dá dicas para se embelezar de forma elegante, discreta e com economia de tempo.
Prepare sua pele
Aparentemente inofensivas, as luzes artificiais (como lâmpadas, telas de computadores e celulares) causam o envelhecimento precoce da pele, além de manchá-la de forma silenciosa e progressiva, portanto, o uso do protetor solar é imprescindível. A base com fator de proteção solar é uma opção para quem quer proteger a pele enquanto a uniformiza.
“Não se esqueça de usar o corretivo nas manchas e olheiras e selar a make com pó compacto para que ela dure o dia todo. Outra dica é utilizar diariamente o blush: além de corar, ele realça as qualidades faciais e pode até afinar o rosto”, afirma a especialista do Senac Osasco.
Olhos
O contorno dos olhos pode ser feito com delineador ou lápis de olhos preto ou marrom. “Ambientes corporativos pedem tons neutros e sóbrios, por isso, marrom e bege são ótimas opções de sombras para a região dos olhos, principalmente se vierem com efeitos esfumados, côncavos marcados e olhos delineados”, explica Léia.
Boca
O batom ideal para o dia a dia é aquele que seja confortável e ao mesmo tempo discreto. Um erro clássico cometido pelas mulheres é substituir o batom por gloss labial – texturas líquidas e brilhantes destacam muito a região dos lábios. Nada é proibido, desde que haja equilíbrio.
A cor do batom pode ser explorada se for equilibrada com a maquiagem dos olhos, seguindo a regra: olhos bem maquiados, lábios discretos; olhos suaves, batom colorido. “Se você pretende comprar um novo batom, aposte no nude e rosa floral”, finaliza a docente.
Retoques e limpeza diária
Os retoques durante o dia devem ocorrer conforme a necessidade. O pó compacto facial retira o excesso de brilho causado pela oleosidade da pele. O batom deve ser aplicado sempre que sair. Em geral não há necessidade de retocar sombra, rímel ou lápis no contorno dos olhos.
Léia faz um alerta: “o hábito de dormir maquiada obstrui os poros e impede a pele de respirar, provocando oleosidade e envelhecimento precoce”. Por isso é indispensável o uso do demaquilante para remover completamente a pintura da face e utilizar sabonete facial para retirar os resíduos que provocam a obstrução dos poros e o surgimento de rugas.
Se aperfeiçoe
O olhar do profissional de estética é capaz de avaliar as condições da pele para selecionar e executar procedimentos estéticos faciais e corporais, utilizando técnicas, tecnologias e produtos cosméticos.
Interessados em se especializar na área podem se inscrever no curso Técnico em Estética do Senac Osasco, que está com inscrições abertas. Para mais informações, ligue no telefone (11) 2164-9877 ou acesse o portal Senac: www.sp.senac.br/osasco.
Serviço
Técnico em Estética
Data: De 25/10 a 20/03/2018. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas.