São Paulo, novembro 2010 – Para comemorar os 44 anos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP e os 10 anos do Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom), acontece de 22 a 26 de novembro na Cidade Universitária, em São Paulo, o Seminário Nacional de Comunicação.
Entre pesquisadores, graduandos, mestres e doutores, do Brasil e do mundo, reunidos para debater temas relacionados à comunicação e filosofia, destaca-se a participação do professor da Northern Illinois University, David Gunkel, que veio ao Brasil com exclusividade a convite do FiloCom.
À luz da Nova Teoria
Gunkel é reconhecido por associar questões da comunicação a temas filosóficos como o questionamento da lógica binária. Para ele, a escolha entre duas alternativas se origina na história do pensamento ocidental e esta dialética forma tanto as teorias quanto as práticas das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Para o coordenador do FiloCom, Ciro Marcondes Filho, a presença é uma oportunidade única do público conhecer o pensador que associa dimensões filosóficas às TIC. “De forma semelhante à Nova Teoria e seu metáporo, Gunkel critica a palavra método, como algo que necessariamente padroniza o pensamento científico. Em lugar disso, ele sugere outros modelos de acoplamentos. Por isso, quando falada questão da máquina, a estuda sob os ângulos da ética, da alteridade e da tecnologia”, esclarece Marcondes.
Sobre a Nova Teoria da Comunicação
A Nova Teoria da Comunicação produzida no Brasil tornou-se urgente diante da velocidade da inovação tecnológica e da obsolescência das teorias correntes. É fruto de um estudo de mais de 23 semestres, coordenado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho (ECA/USP), que promoveu uma varredura das grandes correntes filosóficas que tratam o tema e das principais teorias de repercussão internacionais.
Sobre o FiloCom
O FiloCom, Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, sediado no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA), é constituído por um grupo de pesquisadores interessados na discussão da comunicação a partir de referenciais filosóficos que tem como objetivo principal o aprofundamento dos estudos do processo comunicacional e o desenvolvimento de uma teoria específica constituindo a “Nova Teoria da Comunicação ”.
Informações
Data: 24 de novembro
Horário: às 9h00 – apresentação com duração média de 1 hora. Em seguida, discussão com os debatedores Massimo di Felice (USP), Francisco Rudiger (PUC/RS) e Eugenio Trivinho (PUC/SP)
Horário: às 9h00 – apresentação com duração média de 1 hora. Em seguida, discussão com os debatedores Massimo di Felice (USP), Francisco Rudiger (PUC/RS) e Eugenio Trivinho (PUC/SP)
Local: Auditório Freitas Nobre – Prédio do Departamento de Jornalismo e Editoração – CJE/ECA – USP
Endereço: Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária – São Paulo – SP
Para mais informações: http://sites.google.com/site/ecafilocom/
Confira a programação: http://filocomusp.blogspot.com