Pesquisa AVG revela que 48% dos jovens protegem suas senhas em contas pessoais - Trama
Voltar para sala de imprensa

Pesquisa AVG revela que 48% dos jovens protegem suas senhas em contas pessoais

São Paulo, outubro de 2010 – A AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, iniciou uma campanha para ajudar estudantes universitários a se defenderem dos perigos nas redes sociais. A campanha conta com uma pesquisa, realizada pela AVG, sobre proteção de perfis em redes sociais, na qual verificou que 48% dos jovens, entre 18 e 25 anos, levam a sério a segurança na Internet, mas apenas 9% se preocupam com o assunto.
 
O "status jacking", invasão ao perfil de usuários realizada por cibercriminosos com o objetivo de alterar status, é a causa mais encontrada entre os estudantes. Mensagens carregadas por links que baixam arquivos maliciosos são inseridas nos status.
 
A empresa conversou com jovens dos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, República Tcheca e Japão, e conclui que apenas 41% dos americanos protegem seus computadores. Já entre os jovens britânicos, 50% trabalham com senhas, enquanto na Austrália, 54% usam segurança. Além disso, quatro a cada dez pessoas, em todo o Reino Unido e Austrália compartilham suas senhas com amigos e familiares, totalizando uma média de 42%. Nos Estados Unidos, este número sobe para uma a cada três pessoas, representando 35%.
 
No geral, as mulheres jovens tomam medidas menos seguras em relação aos homens. No total, 42% das mulheres, com menos de 25 anos, compartilham suas senhas, 14% a mais na comparação com os homens. Além disso, 81% dos homens, com menos de 25 anos de idade, utilizam senha para proteger seus laptops e PCs. Enquanto 26% das mulheres não tomam essa medida de segurança.
 
A pesquisa também apontou que mais de um em cada dez adultos jovens na Austrália (15%) e Reino Unido (12%) já baixaram um vírus por meio de uma rede social. No Reino Unido o número é de 9%. "Achamos muito positivo que a maioria dos jovens protejam seus computadores. Mas, nos preocupamos quando tivemos conhecimento de que a cada quatro em dez pessoas compartilhem suas senhas. Isso não é aconselhável", diz Tony Anscombe, diretor da área de produtos gratuitos da AVG Technologies. "Senhas de compartilhamento podem deixar as redes sociais abertas para o "Status Jacking", além de manter as outras contas online, assim como serviços bancários, vulneráveis a ataques. Para isso, basta alguns minutos para alguém conseguir acessar seu e-mail, fazer download de seus contatos, ou se passar por você em uma rede social", finaliza Anscombe.
 
Sobre AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação.
 
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: