Pesquisadores da AVG identificam botnet com mais de 55 mil computadores - Trama
Voltar para sala de imprensa

Pesquisadores da AVG identificam botnet com mais de 55 mil computadores

São Paulo, julho de 2010 – Todos os anos os cibercriminosos geram bilhões de dólares em suas atividades. E a Matemática é simples: quanto mais tempo um malware demora a ser detectado, maiores são os ganhos financeiros dos crackers e os prejuízos das vítimas.
 
Mas os usuários têm quem os defenda. Super-heróis na luta contra esses criminosos, a equipe de pesquisadores do laboratório da AVG Tecnologies – fabricante do antivírus mais popular do mundo – identificou a botnet Mumba, uma rede global composta por mais de 55 mil computadores.
 
O relatório apurou que essa botnet roubou mais de 60GB de dados pessoais de usuários, incluindo senhas de redes sociais, detalhes de contas bancárias e números de cartões de crédito, entre outras informações sigilosas. Os Estados Unidos tinham a maior quota de PCs infectados, com 33%, seguido pela Alemanha (17%), Espanha (7%), Reino Unido (6%), México e Canadá (ambos de 5%).
 
Os responsáveis pelo ataque é Grupo Avalanche, considerado pelos especialistas da AVG uma das equipes mais sofisticadas quando o assunto é roubo via internet. Os criminosos aperfeiçoaram um sistema de produção em massa que implanta sites de phishing e ameaças usando a versão mais recente do Zeus, atualmente um dos malwares mais comuns.
 
Segundo os pesquisadores da AVG, a geração mais popular das redes zumbi (botnets) envia os dados roubados diretamente de volta aos servidores dos criminosos, o que torna relativamente fácil para os especialistas de segurança desligá-los, finalizando a ação ilícita.
 
E a genialidade desse grupo foi constatada a partir da forma como eles protegiam-se desse desligamento: criando formas inovadoras de ficar fora do radar, inclusive alterando as configurações de segurança de servidores, usando módulos de aplicação de proteção ou criptografia.
 
"A infraestrutura única da botnet Mumba significa que hoje é muito mais difícil de hospedar dados roubados do que antes. À medida que os cibercriminosos se tornam cada vez mais sofisticados, é fundamental que tanto consumidores finais como corporativos também evoluam na proteção de suas máquinas", explica Yuval Ben-Itzhak, vice-presidente sênior da AVG.
 
Para não fazer parte das estatísticas de usuários que tiveram dados roubados é importante instalar e manter atualizada uma proteção antivírus e antispyware  (caso não tenha, baixe aqui o AVG Free), sendo recomendável aumentar essa segurança com a utilização de um firewall. Já o AVG LinkScanner é uma ferramenta web gratuita que pode identificar as ameaças em tempo real e permite saber se uma página ou um link está contaminado antes de clicar.
 
O que é AVG Technologies
AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 110 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. 
 
A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, and Yahoo! No Brasil, no Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.
 
Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: