Picinguara por Elas: Projeto de geração de trabalho e renda em Ubatuba - Trama
Voltar para sala de imprensa

Picinguara por Elas: Projeto de geração de trabalho e renda em Ubatuba

Marca_10Anos_IAB-_2015714114341.jpg (3076×1943)
 
Picinguaba por Elas. Assim foi batizada a oficina de costura que um grupo de 15 mulheres e um homem, moradores na comunidade de Picinguaba, em Ubatuba (SP), está estruturando com o apoio do Projeto Maré Alta, financiado pelo Fundo Comunidade em Rede (FCR). Geração de trabalho e renda, em sintonia com a preservação ambiental, são os conceitos básicos da oficina.

A intenção inicial do grupo, reunido no Projeto Maré Alta, era montar uma oficina de estamparia, visando a comercialização de camisetas com temas locais. O propósito mudou quando o grupo majoritariamente feminino, em grande parte de esposas de pescadores, participou de um curso de Corte e Costura sob Medida, realizado pelo SENAI de Ubatuba.

Foi então desenvolvido, com o apoio técnico do Maré Alta, um plano de negócios, direcionado para a confecção de produtos em moda praia e fitness. Estilo, modelagem, corte, costura, acabamento, custo financeiro e vendas são alguns aspectos da capacitação oferecida aos membros do grupo. O objetivo do grupo é utilizar matéria-prima local, com os princípios da sustentabilidade e economia solidária.

O Fundo Comunidade em Rede, que financia o Projeto Maré Alta, é uma iniciativa do Bloco Brasil da RedEAmérica. O objetivo do Fundo é, a partir dos projetos apoiados, promover a formação de redes locais de desenvolvimento de base, unindo associações de moradores, escolas, poder público e iniciativa privada.

O Instituto Arcor Brasil é o gestor financeiro do Fundo Comunidade em Rede, em parceria com os membros da RedEAmérica: Fundação Aperam Acesita e Fundação Otacílio Coser, Instituto Camargo Correa, Instituto Holcim, Instituto Votorantim,  com o apoio da Fundação Interamericana (IAF, em inglês), do governo dos Estados Unidos.

O Fundo tem apoiado 11 projetos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Cada signatário é responsável pelo acompanhamento dos seus projetos.

O Instituto Arcor acompanha dois projetos em Bragança Paulista: Projeto Teia, em curso no Jardim Iguatemi, Greenpark, Águas Claras e outros bairros, e Projeto Fala Comunidade, nos bairros rurais do Agudo e Estiva do Agudo. Em Ubatuba, apoio ao Projeto Maré Alta, em desenvolvimento nas comunidades de Cambury e Picinguaba.

Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: