A valorização de esportes, de modalidades olímpicas e não-convencionais, é uma das vertentes de vários projetos apoiados pelo Instituto Arcor Brasil, no âmbito do Programa Escola em Movimento. Com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, muitos projetos fomentaram suas atividades.
É o caso do Projeto "Atividade Física e Alimentação Saudável: a escolha perfeita", da Escola Estadual "Laurita de Mello Moreira", de Contagem (MG), que participa da terceira edição do Programa. A promoção de esportes olímpicos é justamente um dos propósitos do projeto, como destaca o diretor da escola, Oscar Cardoso de Sá Filho.
O diretor assinala que as Olimpíadas são uma oportunidade para o fortalecimento de modalidades diferentes de futebol e vôlei, normalmente aquelas mais procuradas pelos alunos. Basquetebol, handebol, tênis de mesa e atletismo são alguns dos esportes que o Projeto "Atividade Física e Alimentação saudável: a escolha perfeita" está procurando disseminar, na escola que tem mais de 1600 alunos.
Modalidades olímpicas não tradicionais são igualmente um dos focos do Projeto "Atividades ao ar livre: saúde e lazer na escola", da Escola Municipal "Vereador Benedito Barbosa", também em Contagem. Tênis, atletismo, hóquei e badminton estão sendo incentivados pelo projeto, que procura envolver todas as disciplinas. Até Língua Inglesa, utilizada no processo de explicação das regras dos esportes não convencionais, como ressalta o diretor da escola que tem mais de 900 alunos, Stefano Santa Rosa.
Ainda em Contagem, "Esportes não convencionais na escola" é o nome do projeto implementado na EM "Professora Ana Guedes", onde estudam mais de 1600 crianças e adolescentes. No dia 7 de julho, terminou o Campeonato de Futsal da escola, organizado pela professora de educação física Sheila Ferreia e com arbitragem do parceiro da escola Yuri Soares. Participaram alunos dos 7º e 8º anos.
A Escola Municipal "Professora Ana Guedes" tem procurado utilizar as atividades do Projeto "Esportes não convencionais na escola" para intensificar o diálogo com a comunidade local. A escola participa do esforço de construção de uma Cidade Educadora, como preconiza a Unesco, que teve uma representante visitando a unidade educacional no final de junho.
Dentro do ambiente propício gerado pela realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os primeiros na América do Sul, muitas escolas apoiadas pelo Instituto Arcor Brasil, no conjunto do Programa Escola em Movimento, fomentam então as atividades esportivas, visando uma vida ativa e o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.