O Instituto Arcor Brasil decidiu pelo apoio a projetos nos municípios de Bragança Paulista e Ubatuba. Em Bragança Paulista, onde existe uma fábrica da Arcor do Brasil, foram definidos os bairros de Estiva, Estiva do Agudo e Jardim Iguatemy, como o território de desenvolvimento dos projetos. Em Ubatuba serão apoiados projetos nos bairros Camburi e Picinguaba, em comunidades caiçaras, com apoio técnico do Projeto Tamar/ICMbio.
No primeiro encontro, realizado nos dias 19 e 21 de junho, representantes das organizações participantes, fizeram um esboço do mapeamento dos parceiros potenciais em suas comunidades. O mapeamento será concretizado com visitas e entrevistas em seu território dos potenciais parceiros.
A identificação dos parceiros será fundamental para o planejamento de ações visando o desenvolvimento local, o fortalecimento dos laços comunitários e a defesa e implementação de direitos.
No primeiro encontro de formação, os participantes também foram estimulados a construir uma visão de futuro desejado para suas comunidades, tendo como horizonte estratégico o prazo de dois anos, tempo de duração dos projetos, respeitadas as fases de monitoramento e avaliação. Neste período serão executadas as ações, de modo coletivo, objetivando o desenvolvimento local.
Novas formações já estão previstas, para os dias 5 e 6 de agosto, em Bragança Paulista, e dias 7 e 8 de agosto, em Ubatuba. Nestes encontros, será construído o diagnóstico participativo da comunidade onde serão realizadas as ações, com a indicação de alguns desafios que tentarão ser superados com o projeto de desenvolvimento local.
O Fundo Comunidade em Rede é resultado de convênio mantido entre o Instituto Arcor Brasil e outras fundações e institutos empresariais, integrantes do Bloco Brasil da RedEAmérica, com a Fundação Interamericana, uma organização autônoma do governo dos Estados Unidos. A RedEAmérica reúne fundações e institutos empresariais de vários países do continente.
O objetivo do Fundo é apoiar projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da interação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas. Os signatários deste Fundo definiram territórios para apoiar projetos locais.
Sobre o Instituto Arcor Brasil
O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses oito anos pela Educação. O Instituto Arcor atua em três grandes linhas programáticas: apoio financeiro e técnico a projetos e organizações; geração e divulgação de conhecimento; e mobilização e articulação para a Defesa de Direitos.